SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Com aporte de R$ 60 milhões, Paraná anuncia instalação do Sesc e Senai em Castro

Outros R$ 39 milhões da Faep devem ser investidos na construção do Centro de Excelência do Leite do Senar na cidade

Agroleite dia 1 425
#image_title
Publicidade

Em seu discurso na abertura do Agroleite 2025 nesta terça-feira (05), o vice-governador Darci Piana, que também é presidente da Fecomércio-PR, reafirmou o compromisso de instalar novas unidades do Sistema S em Castro. Com aporte de R$ 60 milhões da entidade, o município passará a contar com unidades do Sesc e Senai, além do Senac que já existe. Com outros R$ 39 milhões da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), a cidade receberá ainda uma Centro de Excelência do Senar voltado à cadeia do leite.

Sesc e Senai

“Serão uma unidade do Senai e do Sesc junto com tudo o que existe de melhor em equipamentos que serão colocados aqui na nova unidade. A construção civil deve girar em torno de R$ 48 a R$ 50 milhões e mais o equipamento que vai internamente para ajudar não só Castro, mas a região inteira que vai se beneficiar”, disse Piana, a respeito das escolas técnicas que ficarão na área urbana.

Segundo o prefeito Reinaldo Cardoso, a Prefeitura vai ceder a área para a construção das unidades que oferecem ensino técnico. “Já temos um terreno separado para isso e em breve poderemos começar essa obra que vai oferecer a oportunidade para que nossos jovens e trabalhadores tenham formação profissional de qualidade para atender as indústrias, o setor de serviços e de comércio da nossa cidade. É um compromisso nosso”, pontuou.

Senar

Já o Centro de Excelência em Leite do Senar Nacional será construído em uma área de quatro hectares anexa ao Parque Tecnológico da Agroleite e terá sua pedra fundamental firmada nesta quarta-feira (06), durante o evento. Segundo o prefeito, o complexo educacional deve ofertar aproximadamente 500 vagas em cursos de nível técnico-profissionalizante e especializações gratuitos, reconhecidos pelo Ministério da Educação e da Cultura, na parceria firmada entre o Sistema FAEP, a Cooperativa Castrolanda e a Prefeitura de Castro.

Especializada na cadeia produtiva, a futura instalação deve começar a funcionar em 2027. A Prefeitura vai viabilizar e pavimentar os acessos ao prédio que será construído, além de fazer as ligações de água e esgoto. “Entre mais de 5,5 mil cidades do país, Castro vai ser a única a ter um centro de excelência como esse, voltado ao leite. Isso cria uma marca. Será um complexo educacional que vai formar profissionais para atuar na cadeia produtiva e em que filhos de produtores terão preferência”, diz o prefeito Doutor Reinaldo.

Leia também: Tarifaço de 50% dos EUA sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor nesta quarta-feira (6)

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →