Cidades

Com incentivo e ampliação de estrutura, Paraná avança na eletromobilidade

Com o incentivo do IPVA zero no Paraná, o primeiro a ser concedido no país, e a expansão da eletromobilidade, o Paraná abriu caminho para a ampliação da frota de veículos elétricos. Hoje, é o terceiro Estado com maior número de veículos eletrificados, o que inclui os elétricos e também os híbridos. 

Neste Dia da Eletromobilidade (19/10), lei estadual instituída em 2019, os números paranaenses mostram o crescimento desse mercado. Em dois anos, a frota paranaense deu um salto, passando de pouco mais de 2 mil unidades, em 2020, para 9.121 veículos em setembro de 2022. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, do Ministério da Infraestrutura. A frota paranaense só fica abaixo da de Minas Gerais, com 9.362, e de São Paulo, com 43.371.

[RELACIONADAS]

A eletrovia do Estado também é destaque. São 1.246 quilômetros onde o motorista encontra pontos para fazer a recarga do seu veículo. Implantada em 2018, com 730 quilômetros ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, ela foi ampliada em mais de 70% neste ano. Ao trajeto original se somaram 384 quilômetros entre Curitiba e Londrina e outros 132 quilômetros, de Curitiba a Joinville, em Santa Catarina.

“Temos, se não a maior, uma das maiores eletrovias do país, para atender a expansão da eletromobilidade, que é uma tendência mundial”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Atuamos para incentivar o uso de automóveis movidos a energia elétrica, uma solução mais sustentável, que alia eficiência, menor consumo e não é poluente”, acrescenta.

IPVA ZERO – As ações para fomentar esse mercado começaram em 2019, quando o governador Ratinho Junior sancionou a Lei 19.971, que zerou a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos elétricos, que equivalia a 3,5% do valor do automóvel. O objetivo é reduzir o preço ao consumidor final e, com isso, incentivar a compra e a produção desse tipo de veículo.

A Copel, por sua vez, ampliou os investimentos em projetos de eletromobilidade, aumentando a cobertura de eletropostos no Estado. Eram 12 postos de recarga rápida, encontrados ao longo da rodovia BR-277, e hoje já estão em funcionamento 23, distribuídos também na BR-376 e na BR-101.

Outras iniciativas incentivam a eletromobilidade. Em Curitiba, por exemplo, desde 2019 carros 100% elétricos são isentos de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

FUTURO – A eletrificação automotiva é uma resposta ao Acordo de Paris, documento da ONU chancelado por 195 países com o objetivo de conter o aquecimento global.

Até 2030, o Brasil, por exemplo, precisa reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa e a mobilidade elétrica é uma das soluções propostas para alcançar a meta. Por isso, mais projetos e políticas públicas visam a eletromobilidade.

De acordo com a plataforma Connected Smart Cities, América do Norte, Europa e a Ásia concentram 90% das vendas dos carros elétricos, sendo que a China registrou 3,4 milhões de unidades comercializadas em 2021, o que a tornou número um em eletromobilidade. 

Embora o Brasil ainda esteja longe desses números, a  equação de preços mais baixos, incentivos e maior procura pelos veículos elétricos, aponta para um cenário promissor também no país.

No Paraná, a Copel já se prepara para o atendimento desse mercado nos próximos anos. Para a companhia, a palavra que melhor define o futuro da eletromobilidade é integração. Ao alcançar Santa Catarina com a eletrovia paranaense, a Copel deu o primeiro passo no projeto de interligar o Paraná a outros estados e países.

“Há alguns anos a Copel está investindo em projetos de mobilidade elétrica para garantir qualidade e disponibilidade nas recargas dos veículos elétricos. O tema tem ocupado uma relevância cada vez maior, e estamos trabalhando para nos tornarmos uma referência nesse segmento”, destaca o presidente da Copel, Daniel Slaviero. “Os resultados obtidos contribuem para prover soluções sustentáveis e inovadoras que potencializam a integração, reduzem custos e colocam o Paraná em uma posição de destaque no cenário nacional”, acrescenta.

“Quando assumi o governo, em 2019, disse que iria transformar o Estado em hub logístico para a América do Sul. Fizemos avanços enormes, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, e vamos consolidar esse projeto nos próximos quatro anos”, afirma o governador. “A integração de eletrovias entre os estados do Sul e países vizinhos já é uma realidade muito próxima”, acrescenta.

PARCERIA E INOVAÇÃO – O avanço da eletromobilidade envolve parceiros, planejamento e investimento em inovação. A primeira eletrovia, de Paranaguá a Foz do Iguaçu, é fruto de parceria da Copel com a Itaipu Binacional e foi implantada em 2018.

Já a sua extensão, que começou a funcionar no primeiro semestre de 2022, é resultado do programa de inovação aberta Copel Volt, em parceria com a startup brasileira Move. A eletromobilidade foi ampliada  ao longo das estradas BR-376 e BR-101, em circuito que vai até Londrina, no Norte do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados.

Além de expandir o número de postos de recarga e oferecer autonomia para o motorista em outros dois trajetos, o projeto com a Move está integrando tecnologicamente todos os eletropostos em um mesmo sistema de gestão, embora sejam provenientes de fornecedores diferentes.

Todas as informações estão em uma mesma plataforma, o que permite saber quais carregadores estão disponíveis, a quantidade de energia fornecida por cada um e até as emissões de gás carbônico (CO2) evitadas ao usar energia elétrica no lugar de combustíveis fósseis.

O consumidor também ganhou a facilidade do App Eletroposto Fácil. O aplicativo é parte do Programa de Inovação Aberta Copel Volt e permite ao usuário interagir com os carregadores públicos da rede Eletroposto Fácil da Copel.

É possível, por exemplo, não só localizar os carregadores como também reservar o conector para ter segurança de que o equipamento estará esperando a sua chegada. O condutor também pode acompanhar a recarga em tempo real e visualizar históricos e indicadores.

De acordo com a Copel, em breve o consumidor usará o aplicativo também como meio de pagamento da recarga.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG