Ponta Grossa

Combustível da economia, comércio local ajuda a desenvolver os bairros de PG

Google Maps
Comprar nos comércios de bairro vai além de fomentar o pequeno empresário, tornando-se uma forma de investir no desenvolvimento do local onde moramos

O comércio local, de bairro, está presente em nossa vida cotidiana e muitas vezes nem percebemos. O pão que pegamos na padaria, o petshop e a ração do animal de estimação, a loja de roupa que traz novidades, além do mercadinho que sempre nos socorre na correria do dia a dia.

Estes são alguns exemplos, entre tantos, que encontramos próximos de casa. Comprar nos comércios de bairro vai além de fomentar o pequeno empresário, tornando-se uma forma de investir no desenvolvimento do local onde moramos.

A consultora de negócios e gestora de projetos, Thaise Amaral, explica que a importância principal é manter a economia no local. “Tem toda a geração de emprego e renda. Fazendo com que sejam contratados funcionários para trabalhar no próprio bairro e isso gera economia, mantendo essa renda dentro do bairro”.

Quem realiza isso na prática é Yara Hilgenberg, dona de um petshop e canil no bairro Nova Rússia em Ponta Grossa. A empresária saiu do Centro para reabrir a loja no bairro e tem colhido bons frutos da escolha. “Prefiro estar no bairro, além de eu morar perto, os horários ficam melhores, consigo atender toda a comunidade em volta, gerar emprego para a comunidade e tem sido um bom negócio para mim”, conta Yara.

Quando começam a aumentar as vendas, a renda cresce, a economia local cresce e, consequentemente, se consegue maior visibilidade para um determinado bairro. “Vemos na nossa cidade. Tem bairros que são mais desenvolvidos e possuem mais comércio local”, destaca a consultora de negócios.

Ao trabalhar na expansão do micro e pequeno negócio, cria-se uma parceria com a Prefeitura para melhorar a calçada, a iluminação pública, troca de lâmpadas, trazendo benefícios para quem está no pequeno comércio. “Os bairros tendem até a diminuir a criminalidade, porque é onde as pessoas estão se movimentando mais”, completa Thaise.

“Hoje estamos localizados na região que mais cresce em Ponta Grossa, que é a região de Uvaranas. Está crescendo em questão de condomínios, pessoas estão indo morar lá e acaba sendo muito interessante, bom e muito viável para fazer negócio com outros empresários da região”, diz o empresário Marcos Prado, proprietário de um material de construções na região de Uvaranas em Ponta Grossa.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG) e vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Leonardo Puppi Bernardi, fala sobre o MasterPlan, um plano de ação pensado no crescimento econômico e social do município para os próximos 20 anos. O documento dá um norte para onde as políticas públicas e a infraestrutura municipal devem caminhar.

Na prática, ele pode auxiliar as empresas a pensarem em investimentos. “Um dos indicadores será o número de notas fiscais emitidas e os segmentos das empresas. Isso demonstra uma grande tendência, então se Ponta Grossa está emitindo muita nota fiscal de transporte de mercadorias, é óbvio que a demanda por profissionais ligados será maior. Uma mera informação dessa pode direcionar até o estudo dos nossos filhos, pode orientar e ajudar a sociedade a olhar onde está pisando”, esclarece Bernardi.

Kauana Neitzel

Proximidade e facilidade

Ao falar do comércio local, tocamos também na questão da economicidade para o próprio morador. “Ao invés de sair do meu bairro e ir até o Centro, ir até outra cidade, é mais cômodo ter o comércio local bem desenvolvido”, ressalta Thaise, e continua: “Isso faz com que gere essa economicidade. Vou a pé em tal lugar, vou a pé na farmácia, vou pegar meu carro e andar um quilômetro. Então tem essa grande diferença”.

Já a empresária Yara avalia que só tem a ganhar, pois além de ficar perto para os clientes irem até a loja, consumir e comprar, ela consegue ainda oferecer o serviço de entrega, o que deixa mais prático. Marcos completa que próximo de sua loja tem tudo que ele precisa. “Agora a UPA Uvaranas está sendo construída. Então estão indo muitas empresas para lá, essa região está se consolidando para os moradores e, também, para os empresários. E a minha empresa tem contribuído para o crescimento da região”, diz o empresário.

Nos bairros é possível observar o crescimento dos chamados strip malls, que são os centros comerciais organizados, onde as lojas estão dispostas em fila. Com diversas lojas e serviços próximos uns dos outros, os clientes podem economizar tempo e esforço ao realizar suas compras ou resolver suas necessidades diárias. Ao ocupar um espaço em um strip mall, as empresas podem se beneficiar do tráfego constante de clientes e da visibilidade proporcionada pela localização privilegiada, atraindo os investimentos públicos.

Assista a reportagem:


Kauana Neitzel

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR