Comissão alega proibição em cuidar de capela em Tibagi; prefeitura vai assumir para preservação
A Prefeitura esclareceu que logo nos próximos dias terá um servidor que irá realizar os serviços, bem como a abertura e fechamento da igreja.

Uma denúncia envolvendo a Capela Santa Pastorina (Santinha), na localidade de Campina Alta, em Tibagi, chegou a reportagem do Portal Boca no Trombone.
A comissão organizadora pelo local, revelou que como sempre cuida do espaço por ser de herança familiar e do terreno ser da prefeitura, vez com que a chegada da Festa da Santa Pastorina no mês de julho, o padre da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e representantes da Prefeitura, proibissem do responsável de cuidar do local, por questionarem falta de documentação. A prefeitura se manifestou em nota, afirmando que vai assumir o local para preservação. (Veja no final desta matéria).
Para o BnT, a comissão disse que nenhum documento foi apresentado, qual se viram forçados a fechar as portas da capela de mais de 100 anos por tempo indeterminado. “O local é uma herança familiar e desde então somente a gente que preserva o local. Com a chegada da festa, eles alegam que o padre cuida do local. Todo ano é assim”.
A organização detalhou que foram surpreendidos pela abordagem da administração municipal e da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. “Representantes da Prefeitura de Tibagi e o pároco local estiveram no local e anunciaram verbalmente que o município assumiu a propriedade e a responsabilidade total da capela. No entanto, as autoridades não apresentaram nenhuma documentação legal que comprovasse tais alegações. Durante a visita, o padre deixou claro e esclareceu que não quer mais o senhor, tradicional zelador responsável por abrir, fechar, limpar e zelar pelo templo há anos, mexendo ou trabalhando na igreja”.
Para o BnT, a comissão organizadora explicou que apresentou a ata de fundação e os registros da diretoria, que estão devidamente registrados em cartório. “Contudo, os membros da prefeitura e o pároco questionaram a validade dos papéis, alegando que a comissão não tem poder nenhum com essa documentação”.
“Diante da abordagem puramente verbal, sem respaldo de papéis oficiais e com a proibição do trabalho do zelador, a comissão organizadora decidiu fechar as portas da capela e encerrar suas atividades por tempo indeterminado”, detalha a comissão.
Por fim, a comissão disse que aguarda que o padre envie a documentação oficial prometida, provando legalmente que a Mitra e a Diocese de Ponta Grossa serão de fato responsáveis por assumir a capela. “Lamentamos profundamente a situação e pedimos desculpas a todos os fiéis e devotos de Santa Pastorina pelo ocorrido”.
Posicionamento
Em nota enviada ao BnT, a prefeitura destacou que a capela não será fechada e seguirá aberta para visitação, oração e atividades religiosas. Na última visita realizada ao local, com a presença de representantes do município e da Paróquia, foi feita uma avaliação das condições da capela e de sua área de entorno, identificando a necessidade de algumas melhorias e ações de manutenção para garantir a conservação do patrimônio e o acolhimento adequado dos visitantes e fiéis.
“Durante a conversa com o membro da Associação que colabora com os cuidados da capela, foi apresentado o interesse do Município e da Paróquia em ampliar a atenção dedicada ao espaço, disponibilizando apoio para limpeza, manutenção e abertura do local, sempre com o objetivo de preservar esse importante patrimônio religioso e cultural de Tibagi. Logo nos próximos dias terá um servidor que irá realizar os serviços, bem como a abertura e fechamento da igreja. Também é importante esclarecer que o terreno onde está localizada a capela pertence ao Município. Atualmente, está em andamento o processo administrativo para formalização da cessão de uso do espaço à Paróquia de Tibagi, medida que busca fortalecer e ampliar as atividades religiosas no local, atendendo ao pedido manifestado por membros da própria comunidade”.
O município também destacou que a intenção é que a capela receba uma programação religiosa mais frequente, fortalecendo sua vocação de espaço de fé e peregrinação, sem excluir a participação da associação local, das famílias envolvidas e de toda a comunidade, que continuarão sendo convidadas a colaborar com as ações, celebrações e festividades realizadas no local. “A tradicional Festa da Santa Pastorina, marcada para o dia 26 de julho, segue sendo uma importante manifestação da fé e da cultura. O Município reforça seu compromisso em apoiar a realização do evento que é tradição, preservando seu caráter religioso e cultural com o apoio do pároco do município”.
Por fim, a nota de esclarecimento enviada explica que “além disso, a Prefeitura trabalha para fortalecer o turismo religioso em Tibagi. Nas próximas semanas, técnicos ligados ao setor turístico estadual deverão visitar a capela para avaliar possíveis adequações para a inserção do local em roteiros de turismo religioso, ampliando sua visibilidade e potencializando a valorização de sua história e significado para a população. A Prefeitura de Tibagi reafirma que todas as ações relacionadas à Capela da Santa Pastorina têm como objetivo preservar o patrimônio, fortalecer a fé, incentivar as práticas religiosas e garantir que esse importante espaço continue sendo motivo de orgulho para toda a comunidade”.
Leia também: Assinatura da ordem de serviço para pavimentação da Estrada do Socavão em Castro será nesta quarta (24)























