Ponta Grossa

Confira os bairros de PG que estão no projeto de pavimentação asfáltica

asfalto002 Boca no Trombone asfalto002
PMPG
O avanço do programa representa não apenas a melhoria na mobilidade urbana, mas também um salto na qualidade de vida dos moradores das regiões mais periféricas da cidade

Durante entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (16) ao BnT News, o secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano de Ponta Grossa, Luiz Henrique Honesko, detalhou os avanços e estratégias que estão norteando o projeto “Ponta Grossa 100% Pavimentada”. Um dos principais enfoques é a mudança de paradigma na execução das obras: a cidade deixou para trás o modelo fragmentado de asfaltar ruas individualmente e passou a investir em projetos integrados para pavimentar bairros inteiros.

Segundo Honesko, a meta de atingir 100% de ruas asfaltadas na área urbana só será possível com planejamento em larga escala. “Antes, fazíamos pavimentação atendendo demandas específicas de lideranças locais — uma rua, uma quadra. Mas nesse ritmo, levaríamos 50 anos para asfaltar toda a cidade”, explicou. Agora, o trabalho da secretaria é estruturado para elaborar projetos abrangentes, que contemplem todas as vias de uma vila, inclusive com soluções para drenagem, o que evita retrabalho e garante qualidade a longo prazo.

Para colocar essa nova abordagem em prática, a Prefeitura tem recorrido à terceirização dos projetos de engenharia. O número reduzido de profissionais técnicos dentro da própria secretaria impôs essa necessidade, permitindo que os engenheiros da pasta atuem como fiscais dos contratos. A medida tem acelerado o processo de elaboração dos projetos e, segundo Honesko, é uma das engrenagens que sustentam a estratégia atual.

De acordo com o último levantamento, a cidade já atingiu cerca de 85% de pavimentação urbana. Com os projetos prontos e recursos já contratados — como os do programa Finisa 4 e convênios com Itaipu —, Ponta Grossa pode chegar a 91%. Outros financiamentos em negociação, como o recurso do programa “Borato” e o aporte de R$ 95 milhões via BRDE, têm potencial para elevar esse índice para até 95%.

A burocracia, no entanto, ainda é um desafio. Honesko ressaltou que projetos terceirizados demoram em média seis a sete meses para ficarem prontos. Depois disso, passam por verificações internas da secretaria, da Caixa Econômica (quando se trata de financiamento federal) e também de órgãos estaduais, o que prolonga o processo, mas é necessário diante da fiscalização do Ministério Público e do Tribunal de Contas.

“Nosso compromisso é com obras bem-feitas. A população precisa entender que não estamos asfaltando ‘na loucura’. Existe um planejamento por trás, um critério técnico. E, inclusive, é fundamental que os moradores acompanhem a execução e apontem falhas, porque é mais difícil corrigir depois da obra pronta”, alertou o secretário.

Por fim, ele destacou que a prefeita Elizabeth Schmidt tem mantido o tema como prioridade desde seu primeiro mandato, com investimentos milionários em pavimentação e foco total na finalização dos projetos do “100%”, principalmente nos bairros que ainda aguardam asfalto.

O avanço do programa representa não apenas a melhoria na mobilidade urbana, mas também um salto na qualidade de vida dos moradores das regiões mais periféricas da cidade. Com o modelo de pavimentação por vila consolidado, Ponta Grossa se aproxima cada vez mais da meta de se tornar uma cidade completamente asfaltada

Bairro/Vila Situação Atual
Jardim Nossa Senhora das Graças Em andamento
Parque Nossa Senhora das Graças Em andamento
Jardim Santa Mônica Em andamento
Jardim Lagoa Dourada Em andamento
Uvaranas Em andamento
Jardim Residencial Tropeiros Em andamento
Jardim Santana do Sabará Em andamento
Jardim Monte Carlo Em andamento
Vila DER Em andamento
Jardim Los Angeles Em andamento
Vila Raquel Em andamento
Vila Esperança Em andamento
Vila Felicidade II Em andamento
Vila Amadeu Bolzani Em andamento
Vila Colômbia Em andamento
Vila Ronda Em andamento
Vila Coronel Claudio Em andamento
Vila Sant’Ana Em andamento
Parque dos Pinheiros Em andamento
Vila Companhia Prada de Eletricidade Em andamento
Vila Elvira Em andamento
Vila 26 de Outubro Em andamento
Jardim Cachoeira Em andamento
Vila Maier Em andamento
Jardim Progresso Em andamento
Tarobá Em andamento
Parque dos Sabiás Concluído
Borsato Concluído
São Marcos Concluído
Vila Odete Concluído
Jockey Clube/Vila Claudionora Concluído
Vila Vicentina Concluído
Vila Neri Concluído
Rio Verde Concluído
Núcleo Pitangui Concluído
Palmeirinha Concluído
Santa Lúcia Concluído
Esplanada Concluído
Gralha Azul Concluído
Ouro Verde Concluído
Vilela Concluído
Vila Ricci Concluído
Santa Bárbara Concluído
Jardim Conceição Concluído
Ana Rita Concluído
Santa Luiza Concluído
São Cristóvão Concluído
Leila Maria Concluído
Eldorado Concluído
Santa Marta Concluído
Mezzomo Concluído
São Gabriel Concluído
Vila Dayse Concluído
Vila Hoffman Concluído
Jardim Pontagrossense Concluído
Santa Helena Concluído
Victório Smaniotto Concluído
Vila Liane Concluído
Jardim Carvalho Concluído
Francelina Concluído
Madureira Concluído
São Francisco Concluído
São Vicente de Paulo Concluído
Vila Senador Flávio Carvalho Concluído

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES 📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA