A Câmara Municipal de Ponta Grossa realiza nesta segunda-feira (2) mais uma sessão ordinária, com destaque para projetos de lei que tocam em temas sociais sensíveis, incentivo à criatividade, homenagens e regulamentação de serviços itinerantes na cidade. Em segunda discussão, serão apreciados quatro projetos de lei. Outros quatro seguem para primeira análise dos parlamentares.
Entre os destaques da ordem do dia está o Projeto de Lei 061/2025, do vereador Leandro Bianco, que trata da prestação de “Serviços Móveis Especializados”, realizados em trailers e veículos adaptados, com localização itinerante. A proposta visa regulamentar atividades como serviços de estética, alimentação, saúde e atendimento técnico prestados em espaços móveis, promovendo flexibilidade e inovação urbana.
A vereadora Joce Canto também apresenta duas propostas de forte apelo social. O Projeto de Lei 088/2025 propõe a implementação da Política Municipal de Atenção e Enfrentamento à Intimidação Sistemática entre Mulheres, prática conhecida como “wollying”, termo derivado de bullying, mas focado no ambiente feminino. Já em primeira discussão, Joce traz ainda o Projeto de Lei 095/2025, que institui a Semana Municipal de Combate à Violência Intrafamiliar, reforçando políticas públicas de proteção à mulher e à família.
O vereador Divo busca alterar a legislação esportiva com o Projeto de Lei 108/2025, que autoriza a participação de menores de 14 anos em competições promovidas pelo Executivo Municipal. Além disso, ele também propõe, por meio do Projeto de Lei 129/2025, a concessão do Título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa ao padre Evandro Luiz Braun, reconhecimento por seus serviços prestados à comunidade.
Na área cultural, o vereador Julio Kuller propõe com o Projeto de Lei 110/2025 a criação do Dia da Criatividade de Ponta Grossa, como forma de valorizar talentos locais e incentivar ações criativas no município.
Entre os projetos que entram em primeira discussão, destaca-se também a proposta do vereador Guilherme Mazer, em coautoria, que altera dispositivos da Lei 6.857/2021, com pareceres favoráveis de todas as comissões competentes, incluindo Justiça e Redação, Orçamento, Transportes e Meio Ambiente.
A causa animal também ganha espaço com o Projeto de Lei 090/2025, da vereadora Teka dos Animais, que propõe a criação da Semana do Animal Comunitário, com foco em ações educativas e de cuidado voltadas aos animais que vivem em espaços públicos ou sob cuidados coletivos.
Com temas que vão da mobilidade urbana à proteção social e valorização cultural, a sessão desta segunda-feira mostra a diversidade de pautas em debate na Câmara de Ponta Grossa, refletindo preocupações atuais da população e o esforço dos parlamentares em legislar com foco no bem-estar da cidade.
Leia também Prefeita regulamenta Programa de Incentivo ao Comércio, Turismo e Datas Comemorativas