SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Conselho Municipal de Saúde aprova repasses para ONGs e projetos assistenciais

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, os recursos aprovados têm como objetivo ampliar e qualificar os serviços prestados pelas entidades, que atuam de forma complementar ao poder público, atendendo demandas importantes da população de Ponta Grossa

Conselho Municipal de Saúde aprova repasses para ONGs e projetos assistenciais
Redes Sociais
Publicidade

O Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 7 de abril de 2026, uma série de planos de aplicação de recursos destinados a entidades assistenciais do município. As deliberações foram oficializadas por meio das Resoluções nº 020, 021 e 022, publicadas no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (10).

Ao todo, foram aprovados mais de R$ 260 mil em emendas parlamentares, que serão destinados a instituições que atuam nas áreas de proteção animal e assistência social, reforçando ações complementares ao sistema público de saúde.

Entre os beneficiados está a Associação Pontagrossense Amigos da Natureza (Canil Lar), que receberá R$ 50 mil por meio de duas emendas parlamentares. Os recursos são provenientes de indicação do vereador Leandro Bianco, no valor de R$ 20 mil, e da vereadora Teka dos Animais, com repasse de R$ 30 mil.

Outra entidade contemplada foi a organização Mascotes da Alegria, que teve aprovado o valor de R$ 50 mil, também oriundo de emenda da vereadora Teka dos Animais. A instituição desenvolve ações voltadas ao cuidado e bem-estar animal, além de atividades de cunho social.

Já a Associação Assistencial Campos Gerais (AACG) foi a que recebeu o maior volume de recursos aprovados pelo conselho, totalizando R$ 163.826,76. O valor é dividido entre duas emendas: R$ 83.826,76, de autoria do vereador Leo Farmacêutico, e R$ 80 mil, indicada pelo vereador Pastor Ezequiel.

As três resoluções foram aprovadas por unanimidade, com 20 votos favoráveis dos conselheiros presentes, demonstrando consenso quanto à importância dos repasses para o fortalecimento das entidades.

As decisões foram homologadas pela secretária municipal de Saúde, Liliam Cristina Brandalise, conforme previsto na legislação vigente, incluindo as Leis Federais nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990, que regulamentam o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a participação do controle social na gestão da saúde pública.

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, os recursos aprovados têm como objetivo ampliar e qualificar os serviços prestados pelas entidades, que atuam de forma complementar ao poder público, atendendo demandas importantes da população de Ponta Grossa.

A presidência do conselho, exercida por Jefferson Leandro Gomes Palhão, destacou a relevância das deliberações para garantir a continuidade de projetos que impactam diretamente a qualidade de vida da comunidade.

Os valores agora seguem para execução conforme os planos de aplicação apresentados pelas entidades e aprovados pelo colegiado.

Leia também Secretaria de Recursos Humanos publica edital de convocação para Educação

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →