A nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada teve uma grande procura já nos primeiros dias de funcionamento. Entre as 6h de sexta-feira (21) e as 11h da manhã de domingo (23), foram realizadas mais de 35,9 milhões de simulações no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS), segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No período, também foram solicitadas 3.137.412 propostas de empréstimos, resultando na efetivação de 7.644 contratos.
O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta-feira (21) e expande o modelo do consignado, já tradicional entre servidores públicos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para os trabalhadores da iniciativa privada. A principal vantagem dessa modalidade de empréstimo são as taxas de juros reduzidas, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, diminuindo o risco de inadimplência.
Com a ampliação do crédito consignado, aproximadamente 47 milhões de trabalhadores formais, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e empregados de microempreendedores individuais (MEI), passam a ter acesso ao serviço. Atualmente, a contratação do crédito só pode ser realizada pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Acesso ao crédito e funcionamento
Para solicitar o empréstimo, o trabalhador deve acessar o aplicativo da CTPS Digital e selecionar a aba “Crédito do Trabalhador”. Em seguida, autoriza o acesso a informações como nome, CPF, salário e tempo de empresa, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Após a autorização, as instituições financeiras enviam propostas dentro de um prazo de até 24 horas, permitindo que o trabalhador escolha a melhor opção disponível e finalize a contratação diretamente com o banco.
Além do desconto das parcelas em folha, a nova linha de crédito permite que o trabalhador utilize até 10% do saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou 100% da multa rescisória em caso de demissão como garantia do empréstimo. Caso o trabalhador desista da operação, ele tem um prazo de sete dias corridos para devolver integralmente o valor recebido.
Bancos poderão oferecer consignado a partir de abril
Atualmente, a solicitação do crédito só pode ser feita pelo aplicativo da CTPS Digital. No entanto, a partir de 25 de abril, todas as instituições financeiras estarão autorizadas a ofertar o consignado diretamente em suas plataformas digitais, ampliando o acesso dos trabalhadores a essa nova linha de crédito.
Com a grande demanda registrada nos primeiros dias, o Crédito do Trabalhador surge como uma alternativa importante para quem busca acesso a crédito com juros menores e maior segurança financeira.