Destaque

Consignado CLT registra 36 milhões de simulações em apenas três dias

Consignado CLT recebe 36 milhões de simulações em três dias Boca no Trombone Consignado CLT recebe 36 milhões de simulações em três dias
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
O Crédito do Trabalhador surge como uma alternativa importante para quem busca acesso a crédito com juros menores e maior segurança financeira

A nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada teve uma grande procura já nos primeiros dias de funcionamento. Entre as 6h de sexta-feira (21) e as 11h da manhã de domingo (23), foram realizadas mais de 35,9 milhões de simulações no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS), segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No período, também foram solicitadas 3.137.412 propostas de empréstimos, resultando na efetivação de 7.644 contratos.

O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta-feira (21) e expande o modelo do consignado, já tradicional entre servidores públicos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para os trabalhadores da iniciativa privada. A principal vantagem dessa modalidade de empréstimo são as taxas de juros reduzidas, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, diminuindo o risco de inadimplência.

Com a ampliação do crédito consignado, aproximadamente 47 milhões de trabalhadores formais, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e empregados de microempreendedores individuais (MEI), passam a ter acesso ao serviço. Atualmente, a contratação do crédito só pode ser realizada pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Acesso ao crédito e funcionamento

Para solicitar o empréstimo, o trabalhador deve acessar o aplicativo da CTPS Digital e selecionar a aba “Crédito do Trabalhador”. Em seguida, autoriza o acesso a informações como nome, CPF, salário e tempo de empresa, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Após a autorização, as instituições financeiras enviam propostas dentro de um prazo de até 24 horas, permitindo que o trabalhador escolha a melhor opção disponível e finalize a contratação diretamente com o banco.

Além do desconto das parcelas em folha, a nova linha de crédito permite que o trabalhador utilize até 10% do saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou 100% da multa rescisória em caso de demissão como garantia do empréstimo. Caso o trabalhador desista da operação, ele tem um prazo de sete dias corridos para devolver integralmente o valor recebido.

Bancos poderão oferecer consignado a partir de abril

Atualmente, a solicitação do crédito só pode ser feita pelo aplicativo da CTPS Digital. No entanto, a partir de 25 de abril, todas as instituições financeiras estarão autorizadas a ofertar o consignado diretamente em suas plataformas digitais, ampliando o acesso dos trabalhadores a essa nova linha de crédito.

Com a grande demanda registrada nos primeiros dias, o Crédito do Trabalhador surge como uma alternativa importante para quem busca acesso a crédito com juros menores e maior segurança financeira.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)