Campos Gerais Política Ponta Grossa

Conta de luz vai subir até 11% no Paraná

Decisão do STF vai aumentar a conta de luz

Paranaenses vão pagar mais caro pela tarifa de energia elétrica no estado, isso graças a uma liminar concedida pelo STF em 9 de fevereiro.

Para quem comemorou a redução da conta de luz juntamente com os combustíveis, viabilizada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, as notícias não são das melhores. Uma decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a regra federal que mudava a base de cálculo do ICMS sobre a energia elétrica e a conta de luz vai subir.


De acordo com a Copel, os consumidores devem sentir o impacto já na próxima fatura, um aumento médio de 11% na conta.


“Com a decisão do STF pela volta da cobrança de ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), o impacto na tarifa de energia será de 11%, em média”, disse a companhia.


A suspensão do ICMS estava em vigor desde outubro de 2022, com a liminar concedida em 9 de fevereiro, o imposto volta a ser cobrado e o recolhimento do ICMS no paraná deve aumentar aproximadamente R$1,8 bilhão ao ano.


É prudente lembrar que o aumento ou não do valor do combustível está nas mãos do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que decidirá sobre a manutenção ou não da EC123/22, a emenda foi prorrogada em janeiro com validade de 60 dias.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa