A partir desta terça-feira (24), os consumidores paranaenses enfrentarão um aumento nas tarifas de energia elétrica, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Companhia Paranaense de Energia (Copel) será responsável pela implementação desse reajuste.
O percentual do aumento varia de acordo com o perfil de consumo dos clientes. Para aqueles que estão conectados à rede de baixa tensão, que inclui residências, pequenos comércios e algumas propriedades rurais, o reajuste médio será de 1,55%. Por outro lado, os consumidores que utilizam a rede de alta tensão, como indústrias e grandes estabelecimentos comerciais, verão um incremento ainda maior em suas contas, que poderá alcançar até 2,99%.
No geral, o reajuste médio aplicado a todos os perfis de consumo será de 2,02%.
Mais notícias: Operário enfrenta Novorizontino em estreia de Alex
De acordo com informações fornecidas pela Copel, o cálculo para esse reajuste considera dois grupos principais de custos. A primeira categoria, chamada Parcela A, abrange despesas relacionadas à compra e transmissão de energia elétrica, além dos encargos setoriais. A segunda categoria, conhecida como Parcela B, envolve os custos operacionais associados à distribuidora.
Os novos valores já poderão ser observados nas faturas que apresentarem leitura a partir de amanhã.
Comentar