A Sanepar foi obrigada a zerar contas de água para clientes de Ponta Grossa por conta das falhas no abastecimento que ocorreram com frequência nos meses de fevereiro e março. Isso por conta de uma liminar proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, que obrigou a companhia a não cobrar as faturas dos clientes, mas que a leitura do consumo ainda seria realizada pela companhia.
Alguns moradores começaram a receber as contas zeradas já neste mês de abril. No entanto, uma moradora do bairro Neves procurou a reportagem do Portal BnT para questionar sobre uma sua fatura. A conta veio zerada, porém ela alegou que não houve a leitura do consumo de água.
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A dúvida da moradora é como será feita a cobrança. “No mês que vem quando forem faturar, qual será a leitura que a sanepar irá utilizar para a cobrança, uma vez que na desse mês não fez o registro da leitura?”
Confira um vídeo que a moradora fez mostrando a situação clicando aqui.
O que fazer?
O Portal BnT entrou em contato com a Companhia de Saneamento do Paraná sobre a situação e a entidade confirmou que houve, sim, a leitura do consumo no mês. “Como podem observar, neste caso, houve somente um desalinhamento para cima na impressão da fatura. A medição apontou 8m3 de consumo, como pode ser constatado considerando o campo específico”, diz a companhia.
A reportagem também questionou como será feita a cobrança da tarifa quando, de fato, não houver a leitura de consumo de água dos clientes. A entidade afirmou que a próxima fatura será contabilizada com a leitura do mês corrente. “Se no ciclo atual não foi possível realizar a leitura, por algum impedimento ou problema técnico, o sistema irá considerar a média de consumo, com fatura atual zerada, como o cliente mencionou”, diz a Sanepar.
A Companhia pede que, ainda em caso de dúvidas, o cliente deve buscar os Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar para ser feita a análise e atendimento personalizado sobre a situação.
- Site Sanepar: https://site.sanepar.com.br/
- Teleatendimento: 0800 200 0115
- WhatsApp Sanepar: 41 99544 0115
- Aplicativo Sanepar Mobile – https://site.sanepar.com.br/informacoes/sanepar-mobile
Vale destacar que as Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão abertas na quinta-feira (17) em todo Paraná. Porém, nos feriados de Sexta-Feira Santa (18) e Tiradentes (21), as centrais estarão fechadas.