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Contas zeradas em PG: Sanepar orienta consumidores em caso de falta de leitura

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Reprodução: Imagens cedidas
Moradora enviou dúvidas de como seria a próxima cobrança, caso não houvesse a leitura de consumo na tarifa. Justiça determinou que a Sanepar zerasse tarifas por falta de água em março.

A Sanepar foi obrigada a zerar contas de água para clientes de Ponta Grossa por conta das falhas no abastecimento que ocorreram com frequência nos meses de fevereiro e março. Isso por conta de uma liminar proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, que obrigou a companhia a não cobrar as faturas dos clientes, mas que a leitura do consumo ainda seria realizada pela companhia. 

Alguns moradores começaram a receber as contas zeradas já neste mês de abril. No entanto, uma moradora do bairro Neves procurou a reportagem do Portal BnT para questionar sobre uma sua fatura. A conta veio zerada, porém ela alegou que não houve a leitura do consumo de água. 

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A dúvida da moradora é como será feita a cobrança. “No mês que vem quando forem faturar, qual será a leitura que a sanepar irá utilizar para a cobrança, uma vez que na desse mês não fez o registro da leitura?”

Confira um vídeo que a moradora fez mostrando a situação clicando aqui

O que fazer?

O Portal BnT entrou em contato com a Companhia de Saneamento do Paraná sobre a situação e a entidade confirmou que houve, sim, a leitura do consumo no mês. “Como podem observar, neste caso, houve somente um desalinhamento para cima na impressão da fatura. A medição apontou 8m3 de consumo, como pode ser constatado considerando o campo específico”, diz a companhia.

A reportagem também questionou como será feita a cobrança da tarifa quando, de fato, não houver a leitura de consumo de água dos clientes. A entidade afirmou que a próxima fatura será contabilizada com a leitura do mês corrente. “Se no ciclo atual não foi possível realizar a leitura, por algum impedimento ou problema técnico, o sistema irá considerar a média de consumo, com fatura atual zerada, como o cliente mencionou”, diz a Sanepar.

A Companhia pede que, ainda em caso de dúvidas, o cliente deve buscar os Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar para ser feita a análise e atendimento personalizado sobre a situação.

  • Site Sanepar: https://site.sanepar.com.br/
  • Teleatendimento: 0800 200 0115
  • WhatsApp Sanepar: 41 99544 0115
  • Aplicativo Sanepar Mobile – https://site.sanepar.com.br/informacoes/sanepar-mobile

Vale destacar que as Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão abertas na quinta-feira (17) em todo Paraná. Porém, nos feriados de Sexta-Feira Santa (18) e Tiradentes (21), as centrais estarão fechadas.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

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