Corpo de Bombeiros participa de simulado surpresa de evacuação
A participação do Corpo de Bombeiros ocorreu de forma sigilosa, sem comunicação prévia aos colaboradores

Cerca de 300 colaboradores da Unimed Ponta Grossa participaram, na manhã de quinta-feira (25), de um simulado de evacuação promovido pela cooperativa em parceria com o Corpo de Bombeiros. A ação teve como principal objetivo testar os protocolos de emergência, avaliar o tempo de resposta das equipes e reforçar a cultura de prevenção entre os profissionais.
O treinamento começou com o acionamento do alarme de incêndio, simulando um vazamento de gás nas dependências da unidade Operadora. Seguindo as orientações da Brigada de Emergência, os colaboradores deixaram o prédio de forma organizada e se dirigiram ao ponto de encontro estabelecido no plano de emergência.
Para tornar o exercício ainda mais próximo de uma situação real, a participação do Corpo de Bombeiros ocorreu de forma sigilosa, sem comunicação prévia aos colaboradores. A estratégia permitiu avaliar a reação espontânea dos participantes e verificar a eficiência dos procedimentos adotados durante uma situação de risco.
A operação também contou com o apoio da Autarquia Municipal, que autorizou o bloqueio temporário da via em frente à unidade para garantir a travessia segura dos participantes durante a evacuação.
Segundo a cooperativa, o exercício foi concluído sem intercorrências e dentro do tempo previsto, resultado considerado satisfatório pelos organizadores. Toda a ação foi coordenada pela Brigada de Emergência da Unimed Ponta Grossa, composta por 14 brigadistas com treinamento avançado.
A coordenadora operacional da Brigada de Emergência e engenheira de Segurança do Trabalho da Unimed Ponta Grossa, Mariângela Matuch, destacou que a iniciativa representa mais um avanço na preparação das equipes.
“Realizamos mais um Simulado de Emergência com grande êxito e com a importante participação do Corpo de Bombeiros, reforçando nosso compromisso com a segurança de todos. Essa ação fortalece nossos protocolos e prepara nossas equipes para agir com agilidade e eficiência diante de situações de risco. Mais do que atender a uma exigência, o simulado demonstra nossa atuação preventiva, integrando colaboradores e órgãos de atendimento em uma resposta coordenada e eficaz. Seguimos comprometidos com a melhoria contínua, priorizando a segurança das pessoas, a preservação do patrimônio e a construção de um ambiente cada vez mais preparado e resiliente.”
O gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Ponta Grossa, Nilo Nery Neto, ressaltou que a segurança faz parte dos valores da cooperativa e que treinamentos como esse contribuem para preparar os colaboradores para agir de forma rápida e organizada em eventuais emergências.
“Na Unimed Ponta Grossa, acreditamos que cuidar das pessoas também significa prepará-las para agir com segurança diante de situações de emergência. Simulados como este fortalecem a cultura de prevenção, promovem aprendizado e garantem que nossos colaboradores estejam mais confiantes e preparados para responder de forma rápida, organizada e segura quando necessário. Esse é um investimento contínuo no desenvolvimento das pessoas e na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.”
A Unimed Ponta Grossa realiza simulados de emergência a cada seis meses como parte de seu programa permanente de prevenção. Além de manter a brigada constantemente capacitada, a iniciativa busca conscientizar todos os colaboradores sobre a importância de respostas rápidas e coordenadas em situações de risco.
Com a realização de treinamentos práticos e a integração com instituições como o Corpo de Bombeiros, a cooperativa reforça seu compromisso com a segurança de colaboradores, clientes e da comunidade, consolidando uma cultura voltada à prevenção, responsabilidade e melhoria contínua. (Com assessoria)
Leia também Jogo do Brasil: confira os horários dos serviços públicos de Ponta Grossa























