Geral

Corpus Christi voltará a ganhar as ruas

 “A Eucaristia é o sacramento da unidade. Quem a recebe não pode deixar de ser artífice de unidade, porque nasce nele, no seu «DNA espiritual», a construção da unidade. Que este Pão de unidade nos cure da ambição de prevalecer sobre os outros, da ganância de entesourar para nós mesmos, de fomentar discórdias e disseminar críticas; que desperte a alegria de nos amarmos sem rivalidades, nem invejas, nem murmurações maldizentes” (Homilia do Papa Francisco, no Corpus Christi de 2017).

[RELACIONADAS]

     Católicos de todo o mundo se preparam essa semana para a Solenidade de Corpus Christi, a procissão com a hóstia consagrada, que recorda a presença real de Jesus na Eucaristia. Trata-se de uma das festas mais importantes e um dos momentos mais intensos de oração para a fé católica, que teve sua origem no século XIII. A procissão inicia às 14h30 desta quinta-feira (16), em frente ao Asilo São Vicente, em Ponta Grossa. Com o tema ‘Eucaristia: Caminhar juntos para a Educação e a Paz’, a Solenidade tem como gesto concreto a arrecadação de alimentos para atender famílias em situação de vulnerabilidade.

     Depois de dois anos sem ganhar às ruas, a procissão está sendo esperada com muita ansiedade. A expectativa é que seja superada a marca das 50 mil pessoas, registradas, em média, nas edições antes da pandemia. Os representantes das paróquias, movimentos, associações e organismos católicos estarão a postos nas ruas do centro da cidade, ao longo da Rua Júlio de Castilho até a Benjamin Constant, a partir das 7 horas. A previsão é que as vias por onde passará a procissão sejam fechadas para o trânsito às 8 horas. A presença do bispo Dom Sergio Arthur Braschi ainda não foi confirmada.  

     Haverá pontos de coleta para a arrecadação de alimentos. Serão veículos identificados, colocados pelo trajeto e que irão facilitar a entrega dos donativos. As paróquias estão sendo orientadas a motivar as pessoas para que façam suas doações, na própria comunidade. Os alimentos serão encaminhados, posteriormente, para os Vicentinos que os distribuirão.   

     Os tapetes montados para receber a passagem do Santíssimo terão largura 1,5m. O que se tem pedido é que o conjunto dos tapetes remeta a um caminho de unidade da Igreja ‘nas diversas paróquias’. Entre os subtemas sugeridos estão as diretrizes da Ação Evangelizadora com os pilares da Palavra, Pão, Caridade e Missão, lembrando que a prioridade diocesana é ‘Igreja e Família de portas abertas na cultura urbana’. Ainda a Campanha da Fraternidade 2022: Fraternidade e Educação com o lema: ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’ (Pr 31,26). Também a Ação Evangelizadora Cada Comunidade uma Nova Vocação’ e o Sínodo dos bispos 2021 -2023, por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação, Missão. “Com zelo e criatividade a ornamentação nos ajudará no testemunho de fé”, considera o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa.

      A peregrinação do Santíssimo Sacramento será transmitida pela Rádio Sant’Ana FM. O festejo solene do mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo –estará sendo celebrado por todas as demais 16 cidades da Diocese de Ponta Grossa. Cada paróquia vem se organizando com missas e procissão, ao longo do dia.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG