Destaque Ponta Grossa

Crea-PR fiscaliza parques naturais, aquáticos e de diversão em Ponta Grossa e região

Design sem nome (3) Boca no Trombone
Ação realizada em todo o Paraná tem o intuito de colaborar com a maior segurança nos estabelecimentos nos momentos de diversão.

O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) está realizando em todo o Estado a ação de fiscalização chamada de Diversão mais segura.

A ação tem foco orientativo e visa fomentar a importância de se buscar apoio profissional ao oferecer diversão em suas diversas formas. Na Regional Ponta Grossa, a ação foi voltada ao turismo de aventura e aos parques aquáticos, sendo também realizada nos dois parques de diversão que foram instalados no Lago de Olarias e no Transforma Agro. Ao todo, foram fiscalizados 15 locais distintos, em Ponta Grossa, Castro, Sapopema, Teixeira Soares e Tibagi.

Leia também: Prefeitura de PG oferece 50 bolsas de estágio para estudantes

O Facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Engenheiro de Materiais e de Segurança do Trabalho Armando Madalosso Vieira Filho, explica que, nos locais ligados ao entretenimento, como parques, casas de festa infantil, atividades ligadas ao turismo de aventura, existem diversos equipamentos e atividades que envolvem as profissões de Engenharia e Geociências.

“Nem sempre são feitas as inspeções e manutenções preventivas. A Operação Diversão Mais Segura tem como objetivo orientar os empreendedores sobre os cuidados necessários nestas atividades”, pontua.

Nos parques de diversão, os fiscais verificaram a responsabilidade pela montagem/manutenção e a existência de laudo que atesta o funcionamento dos parques. Segundo o Facilitador, tais serviços devem ser realizados por Engenheiros Mecânicos e estavam em conformidade com as normas.

Já nos sete parques aquáticos, a fiscalização verificou se havia algum tipo de inspeção ou manutenção nos toboáguas e demais equipamentos.

“Os toboáguas sofrem degradação e desgastes com o tempo, o que leva à necessidade de realizar manutenções e inspeções de segurança. Foi constatada manutenção recente em apenas um dos locais”, completa.

Nas atrações naturais, como cachoeiras e parques, o trabalho técnico ocorre com na elaboração de laudo geológico e na manutenção de equipamentos comumente presentes como tirolesas. O laudo geológico visa verificar a existência de riscos geológicos, estabilidade, eventuais danos ambientais. Já a inspeção/manutenção da tirolesa visa manter o equipamento em segurança e em perfeito estado de funcionamento.

Das atrações naturais visitadas, apenas uma delas apresentou o laudo geológico. Com relação às tirolesas, das três verificadas, duas estão com a manutenção comprovadamente em dia.

“Esses equipamentos podem necessitar de ajustes frequentes, considerando a dilatação térmica proveniente da diferença de temperatura entre um dia e outro”, frisa Armando.

Os responsáveis pelos estabelecimentos onde não foram constatadas manutenções e inspeções por profissionais habilitados receberão notificação com prazo para que as medidas sejam adotadas.

fiscalização Boca no Trombone

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)