Destaque Ponta Grossa

Cursinho Popular da UEPG abre inscrições para bolsistas

Foto: Aline Jasper
Projeto Cursinho Popular da UEPG abre inscrições para bolsistas e estudantes de Letras. Aulas de Português, Literatura e Redação serão oferecidas.

O Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEEL-UEPG) está com as inscrições abertas para bolsistas recém-formados e estudantes de Letras atuarem no projeto Cursinho Popular. As inscrições devem ser submetidas até dia 16 via formulário online. A partir de setembro, o projeto oferecerá aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

Para a professora Silvana Oliveira, o projeto é mais uma iniciativa da Universidade para democratizar o acesso do ensino superior por meio de práticas inclusivas. “A UEPG é de todas e de todos, a política de inclusão é uma realidade e uma prática para nós”, complementa. “Estamos muito felizes de mais uma vez oferecer a oportunidade de formação para os vestibulares a pessoas que teriam dificuldades em arcar com os custos de um cursinho privado”, adiciona.

Leia também: Coletânea de textos propõe olhar crítico aos 200 anos de PG

O projeto selecionará um profissional recém-formado (que tenha concluído sua graduação há no máximo 3 anos) e cinco estudantes, todos do curso de Licenciatura em Letras. O profissional terá uma carga horária de 40 horas semanais e receberá uma bolsa mensal de R$ 2.500,00, e os acadêmicos terão uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa mensal de R$ 931,00.

Os candidatos devem submeter uma foto 3×4 recente, uma cópia do histórico escolar, o currículo Lattes em PDF e uma carta de intenções com endereço, telefone e e-mail. Após uma análise do histórico e do currículo, será realizada uma entrevista remota via Google Meet em 21 de julho. O resultado será disponibilizado no dia seguinte. O edital completo está disponível no site da Proex.

O Cursinho Popular UEPG foi realizado pela primeira vez durante 2019. Iniciativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE), realizada em parceria com o Departamento de Estudos da Linguagem, o projeto aprovou 13 estudantes nos vestibulares da UEPG e foi interrompido em 2020. Atualmente, o projeto é contemplado pelo subprograma Inclusão e Direitos Sociais do programa Universidade Sem Fronteiras da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná.

Foto: Aline Jasper

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA