Definida empresa que vai elaborar projeto para duplicação do trecho entre UTFPR e a DAF
Investimento para elaboração do projeto é de aproximadamente R$ 1 milhão. Trecho a ser duplicado é de 5 quilômetros e contempla 1 viaduto

O Governo do Paraná deu mais um passo importante para a duplicação da PR-151, no perímetro urbano de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), contratou a elaboração do anteprojeto da obra, que contempla o trecho entre a rotatória da UTFPR e o viaduto da DAF, totalizando 5,24 quilômetros de extensão.
O investimento na elaboração do anteprojeto é de R$ 867.685,46, com prazo de conclusão de 12 meses após a emissão da ordem de serviço. Este trabalho é fundamental para definir as melhores soluções técnicas, ambientais e de engenharia para a futura duplicação.
“Estamos cumprindo um compromisso histórico com Ponta Grossa. É uma obra que atende diretamente a população, estudantes e profissionais da universidade federal, além de melhorar a conexão com uma região de forte presença industrial. É um corredor logístico estratégico para o escoamento de produção, especialmente na ligação com o Estado de São Paulo. Estamos tirando esse sonho antigo do papel”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
O anteprojeto prevê uma série de estudos, incluindo análises de segurança de trânsito, traçado, impactos ambientais, contagem de tráfego, estudos geológicos, levantamentos de campo, sondagens, além de campanhas de fauna e flora. Estão projetadas ainda importantes intervenções, como a construção de um novo viaduto na ligação da PR-151 com a Rua Rio Cavernoso, o alargamento da ponte existente sobre o Rio Pitangui e a construção de uma nova ponte paralela, além da readequação das rótulas existentes.
“O DER do Paraná vai acompanhar de perto cada etapa da elaboração deste anteprojeto. Assim que ele for concluído, será possível licitar uma contratação integrada, que inclui tanto o projeto executivo quanto a execução da obra”, explica o diretor-presidente do Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Fernando Furiatti.
Quando executada, a duplicação da PR-151 vai melhorar significativamente a mobilidade urbana de Ponta Grossa, reduzindo congestionamentos e acidentes em um dos trechos de maior fluxo da cidade. Além disso, vai integrar-se ao novo Contorno de Ponta Grossa, previsto na concessão do Lote 3, que já está em andamento, completando a duplicação de todas as entradas e saídas do município.
O projeto faz parte do programa de infraestrutura do governo Ratinho Júnior, que prioriza obras estruturantes com foco na segurança viária, no desenvolvimento logístico e na geração de empregos para os paranaenses.
Leia também:
PG e Unilivre lançam hoje pedra fundamental do Centro de Pesquisa no Lago de Olarias























