Preocupada com os avanços de casos de dengue na cidade, a Prefeitura de Ponta Grossa, está intensificando a partir desta sexta-feira (19), os atendimentos a pacientes com sintomas da doença. Uma tenda instalada no estacionamento da UPA Santa Paula, para a triagem de pacientes, além de uma central de hidratação, para atendimento médico inicial aos casos não urgentes já estão funcionando.
Todos os pacientes que chegam à UPA estão passando por uma triagem na tenda para definir a classificação de risco. Os casos graves são encaminhados imediatamente para a sala de emergência. As situações de classificação verde, amarela e vermelha são direcionadas para atendimento dentro da UPA. Em caso de dengue, após a consulta, o paciente já vai para a sala de hidratação dentro da unidade.
“Estamos trabalhando para que as pessoas tenham atendimento ágil em casos de suspeita de dengue. Pedimos que todas as pessoas nos ajudem nesse enfrentamento, com cuidados importantes em suas residências”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Se o caso não for de urgência, o paciente já é atendido pelo médico na própria tenda. No entanto, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, reforça que pacientes com suspeita da doença não devem ir diretamente à UPA, e sim procurar a unidade básica mais próxima da residência. “O critério de atendimento das UPAs permanece com base no protocolo de classificação de risco, em que os casos mais graves são atendidos com prioridade. Por isso, nossa recomendação é que pacientes com suspeita de dengue procurem as unidades sentinelas para que as UPAs continuem como retaguarda para atendimento dos casos mais graves”, explicou.
Outras medidas, como a criação de um espaço para hidratação dos pacientes na UPA Santana, a contratação de profissionais (médicos e enfermeiros), para suprir as demandas necessárias, bem como a contratação, em caráter emergencial, de serviços de ambulâncias para o transporte e coleta de exames, também estão sendo tomadas pela Prefeitura.