Muitas pessoas almejam a companhia de um cachorro, mas frequentemente não consideram as condições do espaço disponível para o animal. Antes de optar pela adoção ou compra responsável de um pet, é fundamental avaliar o tamanho da residência e a rotina familiar, especialmente se os tutores passam longos períodos fora de casa.
Ao considerar a adoção de um cão em um espaço reduzido, a recomendação é priorizar raças de pequeno porte, com peso entre 5 e 7 quilos, é importante escolher uma raça que seja tranquila e que consiga ficar sozinha por períodos.
Dentre as opções sugeridas, destacam-se sete raças de cães adequadas para residências com espaço limitado:
- Yorkshire Terrier: Este pequeno cãozinho possui pelagem longa e orelhas eretas. Apesar de sua energia elevada, seu tamanho diminuto facilita a realização de brincadeiras em ambientes compactos. Eles são extremamente afeições e adoram a companhia dos tutores.
- Maltês: Com uma pelagem branca e suave, o Maltês é um ótimo companheiro que se adapta facilmente à vida em apartamentos. Eles são conhecidos por sua inteligência e natureza dócil.
- Poodle: Os Poodles são populares por suas pelagens encaracoladas e podem ser encontrados em quatro tamanhos: grande, médio, anão e toy. Geralmente, eles são obedientes, inteligentes e excelentes companheiros.
- Shih Tzu: Conhecido por sua tranquilidade e capacidade de adaptação a espaços pequenos, esse cão é muito carinhoso e aprecia receber atenção dos tutores.
- Dachshund (ou salsichinha): Esses cães são ótimos parceiros que se entretêm facilmente com atividades que envolvem farejar.
- Chihuahua: Ativos e ágeis, esses cães são leais aos seus donos. Contudo, eles tendem a ser menos sociáveis, especialmente com crianças.
- Pinscher: Conhecido por sua energia excessiva e personalidade protetora, o pinscher é muito ligado aos tutores e não deve ser deixado sozinho por longos períodos.
Veterinários advertem que, embora seja inevitável deixar o cão sozinho ocasionalmente, pequenas ações podem melhorar seu bem-estar. Recomenda – se deixar uma música tocando ou até mesmo ligar a TV para que o animal não se sinta solitário. Brinquedos que estimulam mentalmente ou ossinhos de couro também são boas opções para manter os cães ocupados.
Cães como o Border Collie são impróprios para ambientes pequenos devido à sua necessidade intensa de atividade física. Raças de caça e pastoreio precisam brincar e correr regularmente para manter-se saudáveis.
Fique bem informado acessando as ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO BNT ONLINE,








Add Comment