Neste sábado (18), o Dia D Multivacinação Ponta Grossa mobiliza 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ainda instala pontos extras no Terminal Central e no distrito de Itaiacoca para atualizar a caderneta vacinal de crianças, adolescentes e adultos.
A ação, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa, começou às 8h30 e segue até o horário regular de cada unidade. O objetivo é reforçar a imunização, resgatar doses em atraso e evitar surtos de doenças preveníveis.
Durante a campanha, serão oferecidas todas as vacinas previstas no calendário – com prioridade para quem ainda não foi vacinado contra HPV, febre amarela e sarampo. No caso de sarampo e febre amarela, a faixa etária da chamada vai de 12 meses até 59 anos, por conta do risco de reintrodução da doença no Brasil. Para adolescentes entre 15 e 19 anos que não receberam a vacina contra HPV, haverá atenção especial para completar o esquema vacinal.
Para facilitar o acesso da comunidade, além das UBS que já dispõem de sala de vacina, haverá dois pontos extras de atendimento: no Terminal Central de Ponta Grossa e no distrito de Itaiacoca. A FMS enfatiza que pessoas de todas as idades podem comparecer – desde que levem documento com foto e a carteira de vacinação para conferência.
A presidente da FMS, Liliam Brandalise, reforça que o Dia D faz parte de estratégias contínuas de promoção da saúde preventiva no município. “Queremos garantir que ninguém fique desprotegido. Esta mobilização intensifica nosso compromisso com a imunização ao longo do ano”, afirma. Prefeitura de Ponta Grossa
Confira abaixo as Unidades de Saúde com sala de vacina em Ponta Grossa que estarão abertas no Dia D Multivacinação:
-
Abrahão Federmann (Ana Rita)
-
Adam Polan (Palmeirinha)
-
Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
-
Antônio Russo (São José)
-
Antônio Saliba (Cará-Cará)
-
Centro Vacina PG (Centro)
-
Cesar Antonio Milléo (Superposto Panamá)
-
Cleon de Macedo (Vila Rubini)
-
Cyro de Lima Garcia (Oficinas)
-
Egon Roskamp (Santa Paula)
-
Jayme Guzmán (Vila Estrela)
-
Javier Arzabe (Superposto Borato)
-
José Carlos Araújo (Cará-Cará)
-
João de Oliveira Bello (Guaragi)
-
Júlio Azevedo (Vila Vilela)
-
Lauro Müller (Santa Maria)
-
Lubomir Antonio Urban (31 de Março)
-
Luís Conrado Mansani (Uvaranas)
-
José Bueno (Esplanada)
-
Ottoniel Pimentel (Vila Cipa)
-
Rômulo Pazzinato (Nova Rússia)
-
Roberto de Jesus Portela (Ronda)
-
Sady Macedo Silveira (Olarias)
-
Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças)
Além dessas UBS, os pontos extras no Terminal Central e no distrito de Itaiacoca garantem mais opções para quem precisa regularizar vacinas em atrasos. A ideia é ampliar o alcance da campanha, especialmente em regiões de fluxo maior.
A Prefeitura informa que o Dia D deve ser um impulso para elevar a cobertura vacinal no município, reforçando que ações permanentes continuem durante todo o ano nas escolas, unidades de saúde e locais de grande circulação. Quem participar deve apresentar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação para revisão das doses já aplicadas e definição das próximas que faltam.
Com essa mobilização, Ponta Grossa alinha-se à estratégia nacional de imunização, contribuindo para reduzir riscos de surtos e doenças evitáveis, especialmente em um cenário com reemergência de casos de sarampo e outros vírus. A participação da comunidade é essencial para fortalecer a proteção coletiva e garantir saúde a todos.
Leia também: Previsão do tempo indica chuva neste sábado em Ponta Grossa e nos Campos Gerais




Add Comment