No dia 25 de julho, data em que se comemora o dia dos motoristas, a Viação Campos Gerais (VCG) celebrará a profissão em uma comemoração que reunirá todas as atividades realizadas dentro da empresa. O “Dia de Todos”, como foi batizado, é destinado a homenagear todos os seus funcionários. A comemoração incluirá a benção dos ônibus, distribuição de lanches, kits e diversas atividades que ocorrerão na garagem ao longo do dia.
A Viação Campos Gerais transporta em média 80 mil passageiros diariamente em seus 196 ônibus. A frota percorre cerca de 1 milhão de quilômetros por mês, atendendo 95 linhas espalhadas pela cidade. E para que este serviço seja possível, cerca de 770 colaboradores desempenham as suas funções todos os dias.
Uma delas é Edimara Rodrigues de Oliveira, motorista há 12 anos. Ela destaca que ao longo deste tempo vê o reconhecimento dentro das experiências de trabalho. “É algo extremamente gratificante e motivacional transportar pessoas e ser parte da forma que elas usam para buscar seus sonhos para uma vida melhor, a cada dia”. Ela também destaca a alegria e a gratidão que sentiu em um momento especial da sua carreira, quando foi citada como referência e inspiração como profissional.
Edimara acredita no futuro da VCG e na importância das melhorias contínuas: “Com a experiência da empresa, acredito que muitas melhorias virão, não só no transporte, mas também a nós colaboradores”, aponta.
Já Sérgio Luís Staichak conta que sua trajetória na VCG, onde trabalha há 26 anos, auxiliou a proporcionar uma vida melhor à família, com foco na educação para os filhos Ele começou como cobrador e, após três anos e meio, no início dos anos 2000, se tornou motorista. Durante a sua trajetória na empresa, ele destaca um momento marcante em sua carreira. “Quando eu era motorista na linha Uvaranas – Nova Rússia tive que fazer uma cirurgia no ombro e fiquei 45 dias afastado. Os passageiros ligaram para a empresa perguntando o porquê da minha saída. Quando voltei, o coordenador me perguntou se eu queria minha linha de volta e eu disse que não, porque não queria privilégios. Isso mostrou o quanto os passageiros valorizavam meu trabalho”, frisou ele.
Sérgio acredita na importância de celebrar o dia de cada profissional, especialmente a responsabilidade que vem com a profissão de motorista. “Cada setor tem sua importância, é uma engrenagem que movimenta tudo”, afirma.
Uma das primeiras trocadoras mulheres da VCG, que começou a trabalhar na empresa em 2001, foi Valquíria Borges. Ela passou pela escolhinha e é motorista há 15 anos. “Eu gosto de desafios, mas é algo que você tem que ter o dom. Não é só porque alguém é motorista que você deve querer ser também. É preciso amar o que faz.” Valquíria também compartilha sua relação próxima com os passageiros: “Eu me apego muito aos passageiros, especialmente aqueles que vejo todos os dias. Em um ano, ganhei dez panetones no Natal, além de panos de prato e toalhinhas bordadas. Às vezes, tinha que pedir para não me darem mais ponkã, de tanto que recebia”, brinca.
Sobre o dia do motorista
O Dia do Motorista é comemorado em homenagem a São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. A data foi oficializada pelo Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, que instituiu o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.