Coluna Destaque

Dia do disco voador, por Dirceu Klemba

Olá amigos leitores do Portal BNT, estamos no mês de junho, e muitas festas e comemorações são registradas neste mês. Uma delas é o dia mundial do disco voador, isso mesmo. O dia mundial do disco voador, 24 de junho, fui instituído a partir da primeira aparição de um disco voador nos Estados Unidos.

No ano de 1947, o aviador Kenneth Arnold teria visto nove OVNIs – Objeto Voador Não Identificado – sobrevoando o Monte Rainier, em Washington, norte do país. Esses objetos estariam voando muito próximos da montanha se deslocando até o outro monte, fato que chamou a atenção do piloto Adams, que ainda registrou que os objetos se deslocaram muito rápido em relação a qualquer avião existente na época.

Arnold descreveu essas naves como tendo formato de prato ou disco, o que popularizou o termo “disco voador”. No relato, ele conta que não tinha uma câmera para filmar ou fotografar os objetos.

A ERA DOS DISCOS VOADORES
Em 24 de junho de 1947, o piloto civil Kenneth Arnold, pouco antes das três da tarde, estava sobrevoando a área do Monte Rainier no estado de Washington, a procura de destroços de um avião C-46, quando observou uma formação de nove objetos voadores em forma de disco muito brilhantes, que comparou a pires saltando sobre a água e que um deles era diferente dos demais, na forma de um crescente. Na entrevista que deu à rádio KWRC dia 25 de junho disse que eram parecidos com morcegos, ou em forma de crescente. Arnold estimou a distância entre trinta e dois e quarenta quilômetros e velocidade aproximada de 1.700 milhas por hora.

A HISTÓRIA ERA FANTÁSTICA E A REPUTAÇÃO DO PILOTO INATACÁVEL.
Os editores de jornais da região ficaram impressionados e quando a Força Aérea americana negou a origem dos objetos, rapidamente a história ganhou as primeiras páginas da imprensa mundial. Começava a saga dos discos voadores. O rastilho foi aceso no dia 25 de junho, quando dois jornalistas de um jornal local, o Y East Oregonian, entrevistaram Kenneth Arnold e publicaram um curto artigo, onde pela primeira vez o termo discos voadores aparecia. E num despacho de imprensa enviaram a notícia ao escritório da Associated Press em Portland, dali se espalhando para todo o globo.

REPERCUSÃO DA PUBLICAÇÃO
O furor mundial com a notícia se refletiu no Brasil, com a publicação do caso no jornal O Globo de 27 de junho, apenas três dias depois, em um artigo com o título “Objetos Misteriosos Sobrevoam os EE. UU.”, reproduzindo uma nota da agência de notícias France Presse (AFP): “O Departamento da Guerra abrirá um inquérito e tomará enérgicas medidas a fim de que os boatos relativos ao sobrevoo do território dos Estados Unidos por objetos misteriosos não se espalhe pelo país e para que não atinjam a amplitude que atingiram na Suécia, no ano passado”, e que informações do governo americano aludiam que a velocidade era ridícula “pois que o avião mais rápido do mundo absolutamente não passa de 1000 quilômetros por hora e que as bombas voadoras não voam a menos de 5.000 quilômetros horários e que são invisíveis nessa velocidade”.

Na sequência da divulgação, outros relatos surgiram e a semana de 4 de julho de 1947, estabeleceu um recorde para os relatórios sobre OVNIs no país que não foi quebrado até 1952. Outro estudo identificou mais de 850 observações de OVNIs feitos durante junho e julho de 1947, em quarenta e oito estados americanos, em Washington e no Canadá.

CAPTURA DE UM DISCO VOADOR?
O Caso Kenneth Arnold tem sido estudado e várias interpretações para sua observação tem sido dada ao longo das décadas. Em 8 de julho de 1947, alguns dias após o caso Kenneth Arnold, o jornal Roswell Daily Record publicou a manchete “Força Aérea norte-americana captura disco voador num rancho na região de Roswell”.

Essa notícia foi replicada por inúmeros jornais nos Estados Unidos e no mundo, repercutindo uma nota oficial da Base Aérea de Walker, localizada na cidade de Roswell, Novo México, sobre um disco voador acidentado. A notícia ganhou o mundo e chegou também no Brasil.

O jornal a Folha da Noite de São Paulo, em 9 de julho de 1947, repercutia naquele momento o desmentido da Força Aérea norte-americana sobre a queda de um disco voador, alegando se tratar na verdade de um balão, com a notícia: “Reduzidos às suas verdadeiras proporções os misteriosos discos voadores”.

O chamado Caso Roswell foi logo esquecido após o desmentido, ressurgindo novamente apenas em 1978 quando revivido pelo físico e ufólogo Stanton Terry Friedman. As notícias sobre os discos voadores de Kenneth Arnold e de Roswell podem ser considerados os gatilhos para a primeira onda ufológica brasileira.

Os jornais brasileiros noticiaram discos no Rio de Janeiro, São Paulo, Presidente Prudente (um suposto disco acidentado), Campinas, Santos, Belo Horizonte, Recife. O jornal O Globo chegou a anunciar: “Enchem-se de discos voadores os céus do Brasil”. A onda refluiu na segunda quinzena de julho de 1947.

No Brasil, incidentes envolvendo OVNIs ou supostas aparições de seres extraterrestres também se tornaram mais frequentes depois de Roswell. Casos com grande repercussão na mídia como a Operação Prato, Caso Varginha e a chamada Noite Oficial dos OVNIs são ícones da ufologia brasileira.

Dirceu Klemba

____________________________
Acompanhe as notícias sobre ufologia no Canal: https://www.youtube.com/channel/UC7zlbGfyClg8qSFwXFhAGIA

EM HOMENAGEM AOS NOSSOS LEITORES E A TODOS OS PESQUISADORES DE UFOLOGIA PELA COMEMORAÇÃO DO DIA DO DISCO VOADOR VAMOS REPRISAR AS LIVES DO 1º FÓRUM DE ATIVIDADES ALIENÍGENAS E ANÔMALAS “ENTENDER O ONTEM, APRENDER HOJE E COMPREENDER O AMANHÔ – REALIZADO ENTRE 01 A 04 de maio de 2023.

PARA ASSISTIR O MATERIAL EXCLUSIVO, ACESSE OS LINKS ABAIXO:
CASUÍSTICA UFOLOGICA DOS CAMPOS GERAIS – DIRCEU KLEMBA
https://www.youtube.com/live/UTfQuCrNdGI?feature=share

O CAMINHO DO PEABIRU – PAULO HENRIQUE
https://www.youtube.com/live/ARdlPxWom7U?feature=share

A VIDA SECRETA DE JEFFERSON DE SOUZA – PAULO CESAR DE OLIVEIRA
https://www.youtube.com/live/DS_1-XC-9Io?feature=share

SE PREFERIR, PODE CONTRIBUIR COM A NOSSA PESQUISA COM QUALQUER VALOR NO PIX: [email protected]

Leia também: Família de Ponta Grossa faz vaquinha para pagar tratamento do cachorro Zeus

 


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone