Direção de colégio em Telêmaco Borba não foi afastada; entenda o caso
O APP-Sindicato acusa a chefe do NRE de Telêmaco Borba de conduta opressora. O NRE aponta que a diretora do colégio tenha optado por relatar a situação de forma distorcida

Durante a última semana, um caso está chamando a atenção em Telêmaco Borba. O caso vem depois que o Núcleo Regional de Educação, pretendia afastar a atual gestão do Colégio Estadual Wolff Klabin, formada pela diretora Professora Jaqueline, o vice-diretor Professor Gefferson e a coordenadora Professora Fabiana, alegando baixos índices de frequência e participação dos alunos.
O APP-Sindicato, núcleo regional de Ponta Grossa, divulgou uma nota acusando a chefe do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, professora Sueli Aparecida Martins, de ações opressoras e práticas que estariam causando assédio institucional a profissionais da educação do colégio.
Segundo a nota, diretores do Colégio Estadual Wolff Klabin estariam sendo alvo de pressões constantes que comprometem a autonomia pedagógica e organizacional da escola.
A nota detalha que “neste momento de ataques às direções de escolas públicas estaduais por parte deste governo, nos colocamos ao lado dos diretores, professores, funcionários, equipe pedagógica, estudantes, pais e toda comunidade escolar do Colégio Wolff Klabin, pra juntos reafirmamos a necessidade de resistirmos a todos os tipos de ataques, assédios e autoritarismo que estamos sofrendo por parte daqueles que estão a frente do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, principalmente pela chefe deste NRE Professora Sueli Aparecida Martins e assim, construirmos uma ampla unidade na luta e na defesa da escola pública, de qualidade, democrática e pelos direitos constitucionais, inclusive ao direito irrestrito da autonomia pedagógica e organizacional de nossas escolas”.
A nota continua que “exigimos respeito aos profissionais de educação e toda comunidade escolar que têm agido com responsabilidade, ética e comprometimento com o processo de ensino aprendizagem”.
A reportagem também pediu um posicionamento da NRE de Telêmaco Borba. Veja ela completa abaixo.
“Desde o início do ano letivo, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Telêmaco Borba realizou sucessivos acompanhamentos técnicos e prestou suporte à diretora da instituição em prol da resolução das dificuldades relatadas na rotina escolar. Em todas as ocasiões em que foi chamada para dialogar com a equipe do NRE, a diretora foi acolhida de forma respeitosa, com escuta ativa, Inclusive, foi oferecida a possibilidade de apoio institucional, como forma de preservar e garantir a continuidade do trabalho pedagógico na unidade escolar. A Secretaria lamenta que, apesar da colaboração prestada, a diretora tenha optado por relatar a situação de forma distorcida à comunidade escolar, gerando desinformação e tensionamento desnecessário. A SEED-PR reforça seu compromisso com o diálogo aberto e construtivo, mantendo-se sempre disponível para ouvir a comunidade escolar e buscar soluções de forma colaborativa”.
Leia também: Fiscalização flagra descarte irregular de pneus em Carambeí























