Dom Bruno apresenta Campanha da Fraternidade 2026 na Câmara de Ponta Grossa
De acordo com os dados apresentados pelo bispo, cerca de 6 milhões de famílias brasileiras enfrentam dificuldades relacionadas à moradia

Na sessão desta segunda-feira (23), o bispo diocesano de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para expor reflexões e dados sobre a Campanha da Fraternidade 2026, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Moradia”.
A iniciativa, promovida pela Igreja Católica, busca ampliar o debate sobre a realidade habitacional no Brasil, indo além da dimensão espiritual. Em sua fala, Dom Bruno destacou que o objetivo é provocar ações concretas em favor da população mais vulnerável. “O tema deste ano nos convida a pensar nos irmãos e irmãs que não têm onde morar ou vivem em condições precárias. É um chamado à responsabilidade social”, afirmou.
Cenário habitacional
De acordo com os dados apresentados pelo bispo, cerca de 6 milhões de famílias brasileiras enfrentam dificuldades relacionadas à moradia, seja por viverem em condições inadequadas, em coabitação ou devido ao alto custo do aluguel.
Dom Bruno ressaltou que o poder público municipal tem papel fundamental na busca por soluções. Entre as propostas destacadas estão o incentivo à autogestão habitacional, ao cooperativismo e o fornecimento de suporte técnico em áreas como arquitetura e engenharia para projetos comunitários de moradia.
Impacto das políticas públicas
O bispo enfatizou que decisões políticas podem transformar a realidade habitacional. “Pequenas mudanças na destinação de recursos já fariam grande diferença nos municípios”, pontuou, reforçando que a Campanha da Fraternidade é também um convite à ação prática e solidária. (Com assessoria)
Leia também Avião cai na Colômbia com 125 passageiros























