Ponta Grossa

Educação Especial Inclusiva: quantidade de auxiliares cresceu 243% em Ponta Grossa

Divulgação
Ampliação do atendimento nas escolas, novas Salas de Recursos Multifuncionais e criação do CIAC Superação mudaram a Educação Especial Inclusiva em Ponta Grossa

Ponta Grossa apresenta ações e números que mostram a evolução no atendimento para crianças que formam o público-alvo da Educação Especial Inclusiva na Rede Municipal de Ensino. Entre eles está o número de auxiliares de inclusão para atendimento das crianças, que cresceu 243% de 2021 para 2024. O número saltou de 126 para 433 neste período.

A presença de auxiliares de inclusão, que atuam junto aos alunos e professores do município em suporte para as atividades em sala de aula, é um dos aspectos da política de Educação Especial Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, que também oferece o atendimento às crianças em 81 Salas de Recursos Multifuncionais em 55 escolas municipais – eram 42 em 2021.

Outra mudança significativa foi a criação do Centro CIAC Superação, que oferece atendimento integrado em quatro áreas: Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes, de maneira centralizada, em Olarias, com atividades também no Ginásio da Pessoa com Deficiência, contando com uma equipe transdisciplinar – estrutura inédita.

“Nosso atendimento ao público da Educação Especial Inclusiva foi amplamente expandido, desde a disponibilização de auxiliares até a criação do Centro CIAC Superação, onde ocorrem inúmeras atividades para nossos alunos, inclusive atendimentos com médicos, psiquiatra, terapêuticas e também voltadas para o aprendizado e o comportamento dos alunos. É um trabalho inédito que está oferecendo muitos resultados positivos para as famílias e também na sala de aula”, comenta a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Conforme a secretária, o atendimento oferecido para as crianças leva em conta um processo que não é imediatista e contempla um planejamento para cada criança. “Tivemos uma grande mudança de postura em nossa rede em relação à Educação Especial Inclusiva, com acolhimento e empatia. São avanços muito relevantes e um atendimento global, que não se restringe a um diagnóstico. Estamos muito entusiasmadas com a evolução apresentada pelos nossos alunos e equipes”, observa a secretária.

CIAC SUPERAÇÃO

Entre os públicos atendidos no CIAC estão os alunos em situação de vulnerabilidade, sem atendimento pedagógico ou clínico, com ou sem diagnóstico de deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Distúrbios de Aprendizagem, Transtornos Mentais, Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM), com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) e outros diagnósticos.

Os alunos têm acesso a serviços de psicologia escolar e clínica, atendimentos de cunho pedagógico em desenvolvimento motor, estimulação cognitiva, manejo de comportamento, artes visuais e musicalização; Serviço Social Escolar, atividades esportivas e acesso a benefícios sociais, além dos atendimentos clínicos que são de atribuição da Fundação Municipal de Saúde.

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