Paraná

Educação: kits escolares, merenda reforçada e mais cursos técnicos no Paraná

crianças Boca no Trombone crianças
#image_title
Ação inédita na rede de ensino, a entrega de kits escolares para todos os alunos da rede estadual, será feita a partir do primeiro dia de aula

Os 2.091 colégios da rede estadual de ensino estão preparados para recepcionar o cerca de 1 milhão estudantes que voltam às aulas nesta quarta-feira (5). Depois das férias escolares, que estenderam-se entre os dias 14 de dezembro de 2024 e 4 de fevereiro de 2025, o primeiro semestre letivo do ano terá entrega de kits escolares em toda a rede, ampliação na oferta de cursos técnicos e merenda ainda mais saudável.

“Reconhecemos que diversas iniciativas que serão colocadas em prática na rede estadual durante o primeiro semestre letivo, muitas delas inéditas, trarão impactos significativos e positivos para o dia a dia dos estudantes. Começamos 2025 com a certeza de que nossos alunos, ao retornarem das férias, encontrarão um ambiente escolar preparado para garantir o aprendizado ainda mais forte”, afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

KITS ESCOLARES – Ação inédita na rede de ensino, a entrega de kits escolares para todos os alunos da rede estadual, será feita a partir do primeiro dia de aula (5 de fevereiro). Com um aporte superior a R$ 43 milhões, a iniciativa contempla estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I. Já as escolas municipais, por não serem administradas pelo Estado, não receberão os kits para o Fundamental.

“A ação busca garantir que todos os alunos tenham os materiais necessários para aprender, reduzindo gastos das famílias e promovendo equidade no ensino”, destaca Roni Miranda. Os kits foram organizados conforme as necessidades pedagógicas de cada nível: estudantes do Fundamental II receberão cadernos, régua e lápis de cor; os do Ensino Médio e EJA contarão com cadernos, canetas e réguas; enquanto os das escolas indígenas do Fundamental I terão materiais como giz de cera, canetinhas e tesoura sem ponta, incentivando a criatividade.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – O investimento recorde de R$ 275 milhões na alimentação escolar, concluído em dezembro de 2024, trará impactos diretos para a rede estadual em 2025. Com o recurso, o Governo do Paraná ampliou significativamente a compra de produtos da agricultura familiar, garantindo mais qualidade e diversidade na merenda escolar. Essa medida fortalece não apenas a nutrição dos estudantes, mas também a economia rural, beneficiando 209 cooperativas e associações.

Para este ano, a alimentação escolar da rede estadual contará com novidades importantes: além da ampliação dos produtos adquiridos, todas as escolas terão arroz orgânico no cardápio, garantindo que ao menos um item orgânico seja consumido diariamente pelos alunos. Outra inovação é a inclusão de leite e iogurte orgânicos, que já começaram a ser distribuídos em Bocaiúva do Sul e Campina Grande do Sul, com previsão de ampliação ao longo do ano letivo.

AMPLIAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS – A parceria entre a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Senai-PR, firmada em dezembro de 2024, ampliará significativamente a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2024. O número de vagas passou de 2.500 para 5.950, um aumento de 138%. Com essa expansão, mais estudantes terão acesso a formação profissional em áreas estratégicas, preparando-se para o mercado de trabalho desde a educação básica.

Os cursos, com duração de três anos, incluem especializações como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia, sendo incorporados à carga horária regular do ensino médio. Os alunos também terão direito a transporte e alimentação durante as aulas práticas.

“A ampliação da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio é mais um importante avanço para a educação no Paraná, proporcionando aos nossos jovens mais oportunidades de formação profissional e ingresso qualificado no mercado de trabalho. Com essa expansão, garantimos aos estudantes o preparo para os desafios do futuro, conectando a escola às demandas da indústria e da inovação”, finaliza o secretário.

Leia também   Reajuste polêmico: presidente da Câmara confirma pagamento com reajuste, apesar da justiça

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22) Motorista dorme dentro do carro no meio da avenida em cidade da região