As casas de longa permanência Asilo São Vicente de Paulo e Casa do Idoso São Vicente de Paulo de Ponta Grossa recepcionarão uma Seção Eleitoral cada nestas eleições de 06 de outubro. Não há ainda um número de pessoas que estarão participando do pleito, por ora.
Para facilitar o alistamento, a transferência e a votação de pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou hospitalizadas, habitantes de comunidades quilombolas, caiçaras e indígenas, o TRE-PR conta com o programa “Cidadania Plena – Todo Voto Importa”.
“Todo voto importa”
Como parte da iniciativa, são realizados mutirões de atendimento ao eleitorado, bem como instaladas Seções Eleitorais em hospitais e instituições de longa permanência no dia do pleito, que irão atender residentes, pacientes e profissionais que atuam nesses lugares.
No Paraná, há 1.972.059eleitoras e eleitores idosos (com mais de 60 anos) aptos a votar nas Eleições Municipais de 2024, segundo estatístics do Tribunal Superior Eleitoral 9TSE). Entre eles, 839.256 (42,5%) têm mais de 70 anos, idade a partir da qual o voto se torna facultativo. Esse número revela um crescimento de cerca de 10% em comparação ao pleito de 2022, quando eram 760.528 pessoas nessa faixa etária.
Voto facultativo
No Brasil, a partir dos 70 anos de idade, o voto sse torna facultativo, mas não deixa de ser um direito. Por conta disso, para as pessoas idosas, a ausência às urnas (mesmo sem justificar) não implica nenhum tipo de penalização.
Isso ocorre ainda que a eleitora ou eleitor com mais de 70 anos passe três eleições consecutivas sem votar (cada turno conta como uma eleição). Nesse caso, o Título também não será cancelado, diferente do que acontece com aqueles que ainda têm a obrigação de comparecer ao pleito.
A única situação em que o Título de Eleitor de alguém acima de 70 anos será cancelado é caso ocorra uma revisão do eleitorado e a pessoa não compareça. No Paraná, a última vez que esse procedimento aconteceu foi entre 2009 e 2019.