SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

Três cidades do Paraná voltam às urnas neste domingo (05); entenda

Eleitores vão às urnas neste domingo (5) em novas eleições suplementares convocadas pelo TRE-PR após cassações de mandatos em 2024.

Urna eletrônica em eleições suplementares no Paraná
Imagem: Tribunal Superior Eleitoral
Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) convocou eleições suplementares em três municípios do estado. Neste domingo (5), os eleitores de Cruzeiro do Iguaçu, São João e São Tomé irão às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. A votação ocorrerá entre 8h e 17h.

As novas eleições foram convocadas após decisões judiciais que resultaram na cassação dos mandatos obtidos nas eleições municipais de 2024. Os candidatos que disputarão os pleitos foram definidos em convenções partidárias realizadas entre os dias 18 e 22 de agosto.

Os contextos

Em Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, os mandatos do prefeito Reni Kovalski (PP) e da vice Sandra Ghedin Turmina (PDT) foram cassados. O TRE-PR identificou prática de compra de votos, determinando que um coordenador da campanha teria pago o IPVA de uma eleitora e oferecido emprego público ao filho de outra, com conhecimento da chapa. Os envolvidos também foram multados em R$ 5,3 mil.

No município de São João, também no Sudoeste, o prefeito Clóvis Mateus Cuccolotto (PSD) e o vice Valdir Wiesenhutter (PL) tiveram os mandatos cassados por abuso de poder político e econômico. De acordo com a decisão do desembargador José Rodrigo Sade, houve uso da máquina pública para ampliar contratações em programa social durante o período eleitoral. Ambos foram declarados inelegíveis por oito anos e multados em R$ 50 mil cada.

Em comunicado oficial, Clóvis Cuccolotto informou que pretende recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após análise de pedido cautelar junto ao TRE-PR.

Mais notícias: Ponta Grossa amplia atividades de baixo risco sem alvarás

Em São Tomé, no Noroeste do Paraná, a eleição suplementar foi convocada após o indeferimento da candidatura de Eliel Hernandes Roque (MDB), ainda antes da posse. O município terá que eleger um novo gestor para dar continuidade à administração.

O TRE-PR informou que para participar das eleições suplementares, os eleitores precisavam ter o domicílio eleitoral regularizado até o dia 7 de maio. A votação será realizada em urnas eletrônicas e seguirá os mesmos protocolos das eleições gerais.

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →