A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) e o deputado federal Aliel Machado (PV) estiveram em reunião no Ministério de Infraestrutura Trânsito e Transportes, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (27). O encontro teve como objetivo apresentar quatro propostas de infraestrutura relacionadas ao trajeto ferroviário e ao aeroporto de Ponta Grossa. O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, também integra a comitiva.
Entre os temas tratados, a prefeita destacou a necessidade de modernizar estruturas ligadas ao traçado ferroviário da cidade. “Ponta Grossa tem um histórico de desenvolvimento atrelado às ferrovias, mas agora é hora de virar a chave e pensar em soluções modernas que atendam às demandas da nossa população”, afirmou Elizabeth Schmidt.
Leia mais: Cristiano Ronaldo renova com Al-Nassr até 2027 e vai receber mais de R$ 1 bilhão
A principal proposta apresentada foi a construção de um viaduto na Avenida Monteiro Lobato, no bairro Jardim Carvalho. O objetivo é eliminar o conflito com a linha férrea e melhorar o fluxo de veículos em uma das vias mais movimentadas da cidade. A obra está prevista para ser executada pela concessionária Rumo, responsável pelo trecho ferroviário.
Outro pedido da comitiva foi a cessão de um trecho da linha férrea no bairro Oficinas entre a rotatória da OAB e a unidade da Yara Fertilizantes para ampliação do Parque Linear. O Ministério confirmou que a área será cedida ao município.
Ampliação da pista do aeroporto
Durante o encontro, foi apresentada também a proposta de ampliação da pista do Aeroporto Sant’Ana. Atualmente com 1.430 metros de extensão, a pista impede o funcionamento de voos comerciais de médio e grande porte. A Prefeitura busca autorização para estender a pista para 2.500 metros, incluindo parte do trecho ferroviário conhecido como Desvio Ribas.
Além da ampliação da pista, parte da área solicitada poderá ser utilizada para a construção de um novo conjunto habitacional e espaços públicos como praças, campo de futebol e parque.
A Prefeitura também pediu autorização formal para integrar o projeto ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), permitindo a análise conjunta com os órgãos federais.
Novo contorno ferroviário
Outro tema discutido foi o estudo para implantação de um novo contorno ferroviário em Ponta Grossa. Segundo o governo federal, já há um EVTEA sobre o assunto, que será disponibilizado à equipe técnica da prefeitura. A ideia é integrar o projeto ao planejamento viário das futuras concessões do pedágio, aproveitando áreas já previstas para desapropriação.
*Com informações da Assessoria de Imprensa
Comentar