A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), se reuniu nesta terça-feira (1º) com o ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto Sant’Ana. O investimento é de R$ 35 milhões, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Sandro Alex, destinada em 2019. A previsão é de que os trabalhos tenham início já na próxima semana.
Durante o encontro, Elizabeth ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade. “Estamos dando início a um novo ciclo de desenvolvimento. Essa obra marca o começo da expansão e da modernização que sempre defendemos para esta estrutura. Mais do que uma obra, é um marco para o crescimento da cidade e da região. O terminal vai mais que triplicar de tamanho, com nova pista de taxiamento, estacionamento, acesso viário e muito mais. E já estamos negociando a ampliação da pista para receber voos maiores”, afirmou.
Também participaram da reunião em Brasília o senador Sérgio Moro (União Brasil); os deputados federais Diego Garcia (Republicanos), Luiz Hishimori (PSD), Elton Welter (PT) e Lenir de Assis (PT); o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko; o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; a presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Giorgia Bin Bochenek; e um representante da empresa Porto Beton.
As obras integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo Aviação Regional. O terminal de passageiros, atualmente com 775 m², será ampliado para 2.281 m². O projeto inclui ainda a construção de uma nova taxiway, pavimentação do pátio de aeronaves, novo acesso viário e ampliação do estacionamento de veículos.
Ampliação da pista
Paralelamente à execução das obras, o município busca junto ao Governo Federal a cessão de uma área considerada estratégica para permitir a ampliação da pista do aeroporto. A pista atual, com 1.430 metros, limita a operação de aeronaves maiores, restringindo a possibilidade de ampliação dos voos comerciais.
Com a incorporação da nova área, a administração municipal pretende estender a pista para 2.500 metros de comprimento, o que permitirá a operação de aviões de maior porte e o aumento da conectividade da cidade com outros centros urbanos. Segundo a Prefeitura, o projeto está em fase de articulação com órgãos federais.
*Com informações da Assessoria de Imprensa
Comentar