Elizabeth: PG quer enxugar contratos da merenda e reforçar fiscalização
Prefeita Elizabeth Schmidt explica mudanças na merenda escolar de Ponta Grossa e garante manutenção da qualidade e dos empregos das merendeiras.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), comentou pela primeira vez as possíveis mudanças na contratação da merenda escolar da rede municipal. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (5), ela explicou que o objetivo é reduzir a quantidade de contratos existentes e, ao mesmo tempo, otimizar a fiscalização dos serviços.
Durante o seu posicionamento, a prefeita explica que a Prefeitura já terceiriza o fornecimento da merenda por meio de diferentes contratos, que somam mais de R$ 80 milhões por ano.
Mais noticias: Sabará e 10 pontos recebem o Feira Verde nesta segunda (8)
“A Prefeitura terceiriza a merenda das nossas escolas faz muitos anos. E isso começou antes de eu ser prefeita. O problema é que isso acontece em vários contratos, que juntos somam mais de R$ 80 milhões por ano. Neste modelo ultrapassado e cheio de processos, é difícil de fiscalizar e ainda acaba saindo mais caro do que se fosse num contrato só”, afirmou.
Entre os contratos citados pela prefeita estão:
- Fornecimento de carne: mais de R$ 4 milhões anuais;
- Hortifruti (frutas e verduras): mais de R$ 7 milhões em um único contrato;
- Merendeiras terceirizadas: cerca de R$ 7 milhões distribuídos em cinco contratos.
Elizabeth assegurou que a mudança não afetará o atendimento às crianças nem o trabalho das profissionais merendeiras.
“Pais, mães e alunos, podem ficar tranquilos, a tia da merenda vai continuar sendo a tia da merenda e as nossas crianças vão continuar recebendo alimentação com todo o carinho e qualidade de sempre. Merendeiras, fiquem tranquilas, ninguém vai perder o emprego. Reconheço o trabalho que é feito atualmente e time que está ganhando, não se mexe”, disse a prefeita.
O edital
O edital suspenso previa serviços de pré-preparo, preparo e distribuição das refeições, além de logística, supervisão e manutenção de equipamentos, com valor máximo de R$ 96,5 milhões. Segundo a Prefeitura, o pregão será republicado em breve, com ajustes e novo cronograma.
Assista ao vídeo da prefeita abaixo.
Ver essa foto no Instagram























