Elizabeth Schmidt assume comando do PL em Ponta Grossa
O presidente da Câmara Municipal destacou que o grupo político formado pelo PL vem sendo construído há vários anos e não apenas para a disputa eleitoral de 2026

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL) durante um evento realizado na noite desta quinta-feira (25), que reuniu as principais lideranças do PL e do Novo na região dos Campos Gerais. Na ocasião, ela também foi anunciada como presidente do diretório municipal da legenda.
O encontro contou com a presença do senador e pré-candidato ao Governo do Paraná, Sérgio Moro (PL); do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Filipe Barros (PL); da pré-candidata à Câmara Federal, Aline Sleutjes (PL); do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa e pré-candidato a deputado estadual, vereador Julio Kuller (PL); além de outras lideranças políticas da direita. O pré-candidato ao Senado pelo Novo, Deltan Dallagnol, não participou presencialmente, mas enviou uma mensagem em vídeo manifestando apoio ao evento.
Ao anunciar a filiação da prefeita, Sérgio Moro destacou a importância política de Elizabeth para o partido.
“Vamos filiar ao PL a maior liderança política de Ponta Grossa”, afirmou o senador, acrescentando que a prefeita está entre as gestoras municipais mais bem avaliadas do Paraná.
Apoio às candidaturas dos Campos Gerais
Durante seu pronunciamento, Elizabeth Schmidt declarou apoio às pré-candidaturas de Julio Kuller para deputado estadual e de Aline Sleutjes para deputada federal. Segundo ela, ampliar a representatividade política dos Campos Gerais é fundamental para o desenvolvimento de Ponta Grossa.
“Toda e qualquer representatividade, seja na Assembleia Legislativa, seja no Congresso Nacional, é importantíssima para qualquer cidade, mas para Ponta Grossa em especial. Precisamos de pessoas que tragam tudo aquilo que é importante para nossa cidade”, afirmou.
A prefeita também reforçou o apoio ao presidente da Câmara Municipal.
“Eu apoio o meu companheiro de primeira hora, Julio Kuller, pela parceria e pelo trabalho realizado pela cidade. É uma questão de lealdade e reconhecimento pela sua competência”, declarou.
Elizabeth ressaltou ainda que não será candidata nas eleições de 2026 e que trabalhará pelo fortalecimento da chapa do PL.
Críticas ao PSD e lembrança da eleição de 2024
Durante o discurso, Elizabeth relembrou o processo de filiação ao PL antes das eleições municipais de 2024 e fez críticas aos deputados Sandro Alex e Marcelo Rangel, ambos do PSD.
Segundo a prefeita, após assinar sua ficha de filiação ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, do deputado Filipe Barros e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, houve uma articulação para impedir que o partido a apoiasse no Paraná.
“Depois de eu assinar minha filiação ao PL junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros e o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, os manos fizeram uma artimanha na calada da noite para bloquear o PL aqui no Paraná. Estavam com medo de perder e agiram como dois trombadinhas, malandros batedores de carteira. Mas não adiantou, perderam mesmo assim”, afirmou.
Filipe Barros confirmou o episódio ao dar as boas-vindas à prefeita.
“Há dois anos impediram sua filiação, mas Deus sabe a hora certa para tudo. Seja bem-vinda, prefeita”, declarou.
Moro e Filipe Barros defendem candidatura de Julio Kuller
Além de destacar a filiação de Elizabeth, Sérgio Moro manifestou apoio à pré-candidatura de Julio Kuller para a Assembleia Legislativa do Paraná.
“Precisamos de uma Assembleia diferente, que seja nossa aliada, e não podemos tolerar corrupção em lugar nenhum. O Julio Kuller é um grande nome para Ponta Grossa. Tenho certeza de que, se receber a confiança dos eleitores, fará um grande trabalho”, afirmou.
Filipe Barros também defendeu o fortalecimento da representatividade política dos Campos Gerais nos Legislativos estadual e federal. Segundo ele, o assunto foi debatido horas antes em reunião com representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
“A região precisa aumentar sua representatividade e, para isso, as associações empresariais precisam fazer campanhas de conscientização para que a população vote nos candidatos dos Campos Gerais. Em Londrina foi feito isso nas últimas eleições e deu certo”, disse.
“Esse time vai além da eleição”, afirma Julio Kuller
O presidente da Câmara Municipal destacou que o grupo político formado pelo PL vem sendo construído há vários anos e não apenas para a disputa eleitoral de 2026.
“Esse time não está aqui só para um processo eleitoral. Quando as coisas estavam ruins, a gente estava junto. Quando não acreditavam que a Elizabeth iria ganhar a eleição, nós estávamos juntos. Conseguimos transformar Ponta Grossa, que hoje gera empregos, saiu do ostracismo e virou protagonista. Eu estive nessa caminhada com ela, discutindo cada projeto na Câmara”, afirmou.
Ao encerrar o encontro, Elizabeth Schmidt reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da legenda no município.
“Estamos aqui para fazer o melhor por essa chapa toda do PL”, concluiu. (Com assessoria)
Leia também Mais de 1,6 mil concursados são nomeados pelo Governo do Paraná























