SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Política

Elizabeth Schmidt assume comando do PL em Ponta Grossa

O presidente da Câmara Municipal destacou que o grupo político formado pelo PL vem sendo construído há vários anos e não apenas para a disputa eleitoral de 2026

prefeita elizabeth filia-se ao PL
Divulgação
Publicidade

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL) durante um evento realizado na noite desta quinta-feira (25), que reuniu as principais lideranças do PL e do Novo na região dos Campos Gerais. Na ocasião, ela também foi anunciada como presidente do diretório municipal da legenda.

O encontro contou com a presença do senador e pré-candidato ao Governo do Paraná, Sérgio Moro (PL); do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Filipe Barros (PL); da pré-candidata à Câmara Federal, Aline Sleutjes (PL); do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa e pré-candidato a deputado estadual, vereador Julio Kuller (PL); além de outras lideranças políticas da direita. O pré-candidato ao Senado pelo Novo, Deltan Dallagnol, não participou presencialmente, mas enviou uma mensagem em vídeo manifestando apoio ao evento.

Ao anunciar a filiação da prefeita, Sérgio Moro destacou a importância política de Elizabeth para o partido.

“Vamos filiar ao PL a maior liderança política de Ponta Grossa”, afirmou o senador, acrescentando que a prefeita está entre as gestoras municipais mais bem avaliadas do Paraná.

Apoio às candidaturas dos Campos Gerais

Durante seu pronunciamento, Elizabeth Schmidt declarou apoio às pré-candidaturas de Julio Kuller para deputado estadual e de Aline Sleutjes para deputada federal. Segundo ela, ampliar a representatividade política dos Campos Gerais é fundamental para o desenvolvimento de Ponta Grossa.

“Toda e qualquer representatividade, seja na Assembleia Legislativa, seja no Congresso Nacional, é importantíssima para qualquer cidade, mas para Ponta Grossa em especial. Precisamos de pessoas que tragam tudo aquilo que é importante para nossa cidade”, afirmou.

A prefeita também reforçou o apoio ao presidente da Câmara Municipal.

“Eu apoio o meu companheiro de primeira hora, Julio Kuller, pela parceria e pelo trabalho realizado pela cidade. É uma questão de lealdade e reconhecimento pela sua competência”, declarou.

Elizabeth ressaltou ainda que não será candidata nas eleições de 2026 e que trabalhará pelo fortalecimento da chapa do PL.

Críticas ao PSD e lembrança da eleição de 2024

Durante o discurso, Elizabeth relembrou o processo de filiação ao PL antes das eleições municipais de 2024 e fez críticas aos deputados Sandro Alex e Marcelo Rangel, ambos do PSD.

Segundo a prefeita, após assinar sua ficha de filiação ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, do deputado Filipe Barros e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, houve uma articulação para impedir que o partido a apoiasse no Paraná.

“Depois de eu assinar minha filiação ao PL junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros e o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, os manos fizeram uma artimanha na calada da noite para bloquear o PL aqui no Paraná. Estavam com medo de perder e agiram como dois trombadinhas, malandros batedores de carteira. Mas não adiantou, perderam mesmo assim”, afirmou.

Filipe Barros confirmou o episódio ao dar as boas-vindas à prefeita.

“Há dois anos impediram sua filiação, mas Deus sabe a hora certa para tudo. Seja bem-vinda, prefeita”, declarou.

Moro e Filipe Barros defendem candidatura de Julio Kuller

Além de destacar a filiação de Elizabeth, Sérgio Moro manifestou apoio à pré-candidatura de Julio Kuller para a Assembleia Legislativa do Paraná.

“Precisamos de uma Assembleia diferente, que seja nossa aliada, e não podemos tolerar corrupção em lugar nenhum. O Julio Kuller é um grande nome para Ponta Grossa. Tenho certeza de que, se receber a confiança dos eleitores, fará um grande trabalho”, afirmou.

Filipe Barros também defendeu o fortalecimento da representatividade política dos Campos Gerais nos Legislativos estadual e federal. Segundo ele, o assunto foi debatido horas antes em reunião com representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

“A região precisa aumentar sua representatividade e, para isso, as associações empresariais precisam fazer campanhas de conscientização para que a população vote nos candidatos dos Campos Gerais. Em Londrina foi feito isso nas últimas eleições e deu certo”, disse.

“Esse time vai além da eleição”, afirma Julio Kuller

O presidente da Câmara Municipal destacou que o grupo político formado pelo PL vem sendo construído há vários anos e não apenas para a disputa eleitoral de 2026.

“Esse time não está aqui só para um processo eleitoral. Quando as coisas estavam ruins, a gente estava junto. Quando não acreditavam que a Elizabeth iria ganhar a eleição, nós estávamos juntos. Conseguimos transformar Ponta Grossa, que hoje gera empregos, saiu do ostracismo e virou protagonista. Eu estive nessa caminhada com ela, discutindo cada projeto na Câmara”, afirmou.

Ao encerrar o encontro, Elizabeth Schmidt reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da legenda no município.

“Estamos aqui para fazer o melhor por essa chapa toda do PL”, concluiu. (Com assessoria)

Leia também Mais de 1,6 mil concursados são nomeados pelo Governo do Paraná

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →