O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na sexta-feira (23) o edital oficial do Enem 2025, com inscrições abertas de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se cadastrar pela Página do Participante, no site do Inep.
A aplicação das provas será nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. Excepcionalmente nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), os exames ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
O Enem 2025 retoma a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que obtiverem 450 pontos ou mais em cada área de conhecimento e nota mínima de 500 na redação.
As provas ocorrerão em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, serão aplicadas questões de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com duração de 5h30. No segundo, os candidatos enfrentarão Matemática e Ciências da Natureza, em 5 horas de prova.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início da aplicação será às 13h30. No primeiro domingo, a prova vai até as 19h, e no segundo, até as 18h30. A taxa de inscrição será de R$ 85, com pagamento até 11 de junho, via boleto, Pix ou cartão. Participantes do CadÚnico e interessados na certificação de conclusão não pagarão a taxa.
Candidatos podem solicitar nome social e atendimento especializado no ato da inscrição. Travestis, transexuais e transgêneros serão automaticamente reconhecidos pelo sistema, conforme dados da Receita Federal.
A reaplicação das provas será permitida em 16 e 17 de dezembro para participantes impedidos de comparecer por doenças infectocontagiosas ou falhas logísticas devidamente comprovadas.
LEIA MAIS: Motorista morre carbonizado após colisão contra pilar na BR-277