Gislaine Maria Estevão Batista, engenheira de destaque, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Superintendente Regional dos Campos Gerais do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) em seus 75 anos de existência.
Em um setor tradicionalmente dominado por homens, Gislaine surge como um exemplo de liderança feminina, trazendo consigo não apenas competência técnica, mas também determinação e visão de futuro. Em entrevista exclusiva ao portal Boca no Trombone, Gislaine expressou sua gratidão por ser a pioneira nessa posição e sua esperança de inspirar futuras gerações de mulheres na área.
“Para mim é uma honra ser a primeira a dar a largada, abrindo o caminho para as futuras gerações. Sinto-me muito feliz por isso. Eu vejo como um exemplo de que não existem limites na sociedade atual para sermos nós mesmas, basta fazer o que todas sabemos, confiar em nosso instinto feminino, com força, coragem e persistência”, disse orgulhosa.
Além disso, a superintendente enfatizou a importância do reconhecimento e valorização das mulheres no ambiente de trabalho, destacando que empresas que promovem a diversidade e a equidade de gênero tendem a ser mais bem-sucedidas. “A empresa, sendo ela privada ou pública, que reconhece e valoriza a mulher, certamente terá sucesso”, disse.
Quanto aos desafios enfrentados em sua jornada até o topo, Gislaine atribui parte de seu sucesso à sua educação familiar e ao apoio de colegas e superiores que reconheceram seu talento e esforço. “Nunca pensei em prejudicar alguém ou ter benefício próprio. Passei no concurso do órgão para ser útil. Trabalhei durante anos ao lado do antigo superintendente com boa vontade e sempre amparando a todos como precisavam. Eu trouxe a minha educação familiar, e isso certamente ajudou muito. Porém, nada disso seria possível se os homens que são os meus superiores não reconhecessem meu esforço. Eles me trataram com igualdade, sem discriminação e acreditaram em mim”, finaliza.
Ouça abaixo o áudio completo:
Leia também: Mulheres Empreendedoras: A força feminina por trás do sucesso na Joka Transportes