Campos Gerais

Equipe do CAPS de Piraí promove palestra sobre combate às drogas e ao álcool

O dia 20 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O objetivo do dia é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebida alcoólica e de drogas provoca no organismo.

A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, sendo assim considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a própria OMS, o consumo de drogas ilícitas acomete cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos de idade.

Nesta segunda-feira (20) a equipe do CAPS de Piraí do Sul, de forma educativa e preventiva, promoveu junto ao Colégio Estadual Cívico Militar Professor Leandro Manoel da Costa, um dia de palestras sob o tema buscando atingir o público de aproximadamente 650 alunos do colégio.

O palestrante convidado, Neilor Jurandy da Costa, abordou o acesso e uso das drogas lícitas como as bebidas alcoólicas, as quais podem ser facilmente encontradas no cotidiano da grande maioria das famílias e nos carrinhos de compra entre as mercadorias consumidas regularmente pela população.

Uma das questões trabalhadas de forma destacada foi sobre o consumo de qualquer tipo de droga, lícitas ou ilícitas, e seus efeitos na vida e na saúde das pessoas, causando no corpo e na mente uma incompatibilidade com a vida saudável.

“A proposta da Secretaria Municipal é estar sempre ampliando as ações educativas e preventivas em saúde para promover melhores condições de saúde para a população, principalmente sobre um tema tão importante como esse”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini.

A organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência química, é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crak e cocaína entre outras, é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo todo, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Mirian Silene Leme, diretora do CAPS, lembra que “é muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer, drogas e álcool, antes de qualquer coisa, oferecem prazer imediato”.

Por causarem dependência física, psicológica e crise de abstinência, o uso abusivo de drogas e álcool, é uma doença de difícil tratamento.

Por isso, as ações educativas e preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, à prática de esporte, o lazer e o efeito multiplicador de informações sobre drogas.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão