Ponta Grossa

Escolas municipais terão apoio psicossocial para alunos e famílias

alunos Boca no Trombone alunos
Ilustração
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com uma educação mais humanizada, inclusiva e atenta às necessidades emocionais, sociais e comunitárias

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou nesta segunda-feira (10) o Decreto nº 25.330/2025, que regulamenta a Lei Federal nº 14.567/2023, dispondo sobre a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas municipais. A medida visa garantir apoio psicossocial aos alunos da rede básica e fortalecer o trabalho pedagógico e comunitário desenvolvido pelas unidades escolares.

Segundo o texto do decreto, os profissionais deverão integrar equipes multiprofissionais ligadas à Secretaria Municipal de Educação e atuarão respeitando o projeto político-pedagógico de cada escola. A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta da educação municipal diante de demandas sociais, emocionais e educacionais complexas.

Ações diretas nas escolas

Entre as atribuições dos psicólogos e assistentes sociais estão:

  • Garantir o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social;

  • Acompanhar famílias em casos de ameaça ou violação de direitos;

  • Atuar na prevenção e enfrentamento da violência, bullying, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, entre outros temas sensíveis ao ambiente escolar;

  • Promover o fortalecimento dos vínculos entre escola, família e comunidade;

  • Apoiar a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades;

  • Contribuir para a formação continuada de educadores e promoção da saúde mental nas escolas.

Papéis específicos dos profissionais

O decreto também detalha as funções específicas de cada categoria profissional. O assistente social deve, por exemplo:

  • Intervir em casos de evasão escolar e dificuldades de aprendizagem;

  • Assessorar tecnicamente a gestão escolar;

  • Atuar como elo entre escola e políticas públicas;

  • Promover a inclusão e o respeito aos direitos humanos dentro do ambiente escolar.

Já o psicólogo terá papel fundamental na:

  • Elaboração de estratégias pedagógicas com base em conhecimentos sobre desenvolvimento e aprendizagem;

  • Avaliação psicológica de estudantes;

  • Orientação profissional;

  • Mediação de conflitos e combate a preconceitos no ambiente escolar.

Educação como espaço de proteção

De acordo com o decreto, os profissionais também devem contribuir com ações educativas sobre temas como racismo, homofobia, sexismo e discriminação religiosa ou social, além de divulgar marcos legais como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Igualdade Racial e o Estatuto da Juventude.

A normativa ainda determina o monitoramento da participação de alunos beneficiários de programas de transferência de renda e o estímulo à participação estudantil por meio de grêmios e conselhos.

Fortalecimento da rede de apoio

O prefeito em exercício, Moisés Elias Ribas Faria, assinou o decreto junto ao procurador geral do município, Gustavo Schemim da Matta. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com uma educação mais humanizada, inclusiva e atenta às necessidades emocionais, sociais e comunitárias de seus estudantes.

O decreto já está em vigor e deve impactar positivamente a rotina de escolas públicas em toda a cidade, promovendo um ambiente mais saudável, justo e acolhedor para alunos, educadores e famílias.

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