O governador em exercício, Darci Piana, assinou nesta quinta-feira (26) o protocolo de intenções que garante incentivos fiscais à instalação da nova fábrica de pneus da XBRI Pneus em parceria com a multinacional chinesa Linglong Tire em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O investimento previsto é de R$ 6,7 bilhões, com a geração de mais de 1.300 empregos diretos na primeira fase do projeto.
A formalização do apoio do Governo do Estado ocorre por meio do Programa Paraná Competitivo, da Secretaria da Fazenda, voltado à atração de investimentos. O programa oferece incentivos fiscais a empresas que desejam se instalar ou expandir suas operações no Paraná, em alinhamento com políticas de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e inovação tecnológica.
“Essa assinatura é a demonstração prática de que o Paraná oferece segurança jurídica, apoio técnico e infraestrutura para quem quer investir. É o início de um novo ciclo de desenvolvimento para Ponta Grossa e para o Estado como um todo”, afirmou Darci Piana.
Mais notícias: Cristiano destaca intensidade e foco sob comando de Alex no Operário
Entre os benefícios concedidos à XBRI e à Linglong estão a suspensão e o diferimento do ICMS na compra de máquinas, equipamentos e insumos, tanto nacionais quanto importados. Os incentivos foram analisados tecnicamente pela Invest Paraná, levando em conta critérios como impacto econômico, geração de empregos e sustentabilidade. A aprovação final é feita pela Secretaria da Fazenda.
De acordo com Piana, o programa viabiliza empreendimentos que, de outra forma, não aconteceriam. “A essência do programa é justamente conceder incentivos fiscais para atrair novos empreendimentos. O Estado não está abrindo mão de receitas já existentes, porque elas não existiriam sem esse investimento. Ao trazer uma fábrica desse porte, criamos novas receitas, geramos emprego, renda e riqueza para a população paranaense”, explicou.
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, também comentou o impacto do investimento. “É um mega investimento, com aquisição de uma grande área de terra já pensando na expansão futura. A solidez fiscal do Estado e a nossa capacidade de oferecer segurança jurídica foram fundamentais para a chegada desse projeto”, disse.
Para o diretor comercial da XBRI Pneus, Samer Nasser, a assinatura do protocolo marca uma nova fase. “Hoje é um marco para o Paraná e para a indústria nacional de pneus. É mais do que um apoio fiscal: é a confirmação de que o Estado está comprometido com a industrialização de alto valor agregado, geração de empregos e sustentabilidade. O Paraná se posiciona como um hub industrial estratégico para a América do Sul”, afirmou.
O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou o ambiente de negócios do Estado. “O Paraná Competitivo é a ferramenta, mas o que realmente atrai os investimentos é o ambiente de negócios que o Estado oferece hoje. As empresas estão vindo porque enxergam oportunidades, estabilidade e um governo que trabalha em parceria. O Paraná e a cidade de Ponta Grossa estão entrando no mapa do Brasil e do mundo como um novo centro automotivo”, afirmou.
Planta
A nova planta será construída em um terreno de 1,4 milhão de metros quadrados em Ponta Grossa, com início das obras previsto para setembro. A unidade será a primeira da Linglong Tire na América do Sul. A expectativa é atingir capacidade de produção anual de 14,4 milhões de pneus para automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões. O número de empregos pode chegar a 3.500, incluindo vagas nas empresas fornecedoras e em estruturas de apoio.
O projeto inclui ainda centros de pesquisa e desenvolvimento, espaços para capacitação, hotéis e infraestrutura voltada ao atendimento de executivos e colaboradores. A empresa pretende iniciar a terraplanagem do terreno já em julho, com início da produção previsto para 2027.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias.
Comentar