Ponta Grossa

Estado oficializa apoio fiscal para nova fábrica da XBRI Pneus em Ponta Grossa

WhatsApp Image 2025-06-26 at 164352 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-26 at 164352
Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
A XBRI e à Linglong terão a suspensão e o diferimento do ICMS na compra de máquinas, equipamentos e insumos nacionais e importados.

O governador em exercício, Darci Piana, assinou nesta quinta-feira (26) o protocolo de intenções que garante incentivos fiscais à instalação da nova fábrica de pneus da XBRI Pneus em parceria com a multinacional chinesa Linglong Tire em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O investimento previsto é de R$ 6,7 bilhões, com a geração de mais de 1.300 empregos diretos na primeira fase do projeto.

A formalização do apoio do Governo do Estado ocorre por meio do Programa Paraná Competitivo, da Secretaria da Fazenda, voltado à atração de investimentos. O programa oferece incentivos fiscais a empresas que desejam se instalar ou expandir suas operações no Paraná, em alinhamento com políticas de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e inovação tecnológica.

“Essa assinatura é a demonstração prática de que o Paraná oferece segurança jurídica, apoio técnico e infraestrutura para quem quer investir. É o início de um novo ciclo de desenvolvimento para Ponta Grossa e para o Estado como um todo”, afirmou Darci Piana.

Mais notícias: Cristiano destaca intensidade e foco sob comando de Alex no Operário

Entre os benefícios concedidos à XBRI e à Linglong estão a suspensão e o diferimento do ICMS na compra de máquinas, equipamentos e insumos, tanto nacionais quanto importados. Os incentivos foram analisados tecnicamente pela Invest Paraná, levando em conta critérios como impacto econômico, geração de empregos e sustentabilidade. A aprovação final é feita pela Secretaria da Fazenda.

De acordo com Piana, o programa viabiliza empreendimentos que, de outra forma, não aconteceriam. “A essência do programa é justamente conceder incentivos fiscais para atrair novos empreendimentos. O Estado não está abrindo mão de receitas já existentes, porque elas não existiriam sem esse investimento. Ao trazer uma fábrica desse porte, criamos novas receitas, geramos emprego, renda e riqueza para a população paranaense”, explicou.

O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, também comentou o impacto do investimento. “É um mega investimento, com aquisição de uma grande área de terra já pensando na expansão futura. A solidez fiscal do Estado e a nossa capacidade de oferecer segurança jurídica foram fundamentais para a chegada desse projeto”, disse.

Para o diretor comercial da XBRI Pneus, Samer Nasser, a assinatura do protocolo marca uma nova fase. “Hoje é um marco para o Paraná e para a indústria nacional de pneus. É mais do que um apoio fiscal: é a confirmação de que o Estado está comprometido com a industrialização de alto valor agregado, geração de empregos e sustentabilidade. O Paraná se posiciona como um hub industrial estratégico para a América do Sul”, afirmou.

O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou o ambiente de negócios do Estado. “O Paraná Competitivo é a ferramenta, mas o que realmente atrai os investimentos é o ambiente de negócios que o Estado oferece hoje. As empresas estão vindo porque enxergam oportunidades, estabilidade e um governo que trabalha em parceria. O Paraná e a cidade de Ponta Grossa estão entrando no mapa do Brasil e do mundo como um novo centro automotivo”, afirmou.

Planta

A nova planta será construída em um terreno de 1,4 milhão de metros quadrados em Ponta Grossa, com início das obras previsto para setembro. A unidade será a primeira da Linglong Tire na América do Sul. A expectativa é atingir capacidade de produção anual de 14,4 milhões de pneus para automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões. O número de empregos pode chegar a 3.500, incluindo vagas nas empresas fornecedoras e em estruturas de apoio.

O projeto inclui ainda centros de pesquisa e desenvolvimento, espaços para capacitação, hotéis e infraestrutura voltada ao atendimento de executivos e colaboradores. A empresa pretende iniciar a terraplanagem do terreno já em julho, com início da produção previsto para 2027.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias. 

AEN

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.