Os estudantes do Paraná que vão participar do Enem 2025 e se enquadram nos critérios de isenção já podem solicitar o benefício da taxa de inscrição. O prazo para enviar o pedido vai de 14 a 25 de abril, diretamente no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Quem tem direito à isenção?
A isenção da taxa pode ser solicitada por estudantes de todo o Brasil que se encaixam em ao menos um dos seguintes critérios:
-
Estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública;
-
Ter cursado todo o ensino médio na rede pública;
-
Ter estudado como bolsista integral em escola particular;
-
Ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único (CadÚnico);
-
Estar inscrito no programa Pé-de-Meia.
Segundo o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda, a medida é essencial para ampliar o acesso à universidade.
“A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso”, destacou.
Justificativa de ausência
Alunos que conseguiram isenção em 2024, mas não compareceram aos dois dias de provas, deverão justificar a ausência para voltar a ter direito ao benefício em 2025. O prazo para apresentar a justificativa também vai de 14 a 25 de abril, no site do Inep.
Enem Paraná: apoio à preparação
Para auxiliar os estudantes da rede pública, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou recentemente o Enem Paraná, uma plataforma digital de estudos que pode ser acessada via computador ou celular. A ferramenta oferece conteúdo personalizado e adaptável aos diferentes perfis de aprendizagem, reforçando a preparação para o Enem e demais vestibulares.
Atenção: a inscrição no Enem é etapa separada
Mesmo com o pedido de isenção aprovado, o estudante ainda precisará realizar a inscrição no Enem 2025, em data que será divulgada futuramente pelo Ministério da Educação (MEC).
Leia também: Paraná reforça apelo por doações de sangue durante feriado de Páscoa; Hemepar Ponta Grossa terá atendimento especial