Policial

Exclusivo: prisões por tráfico de drogas sobem 80% em PG; veja números por bairros

pcpr Boca no Trombone pcpr
Vinicius Sampaio
Operações da Polícia Civil focam em pontos de venda distribuídos em todo o município; Uvaranas é o bairro com mais prisões, com 19

Tráfico de drogas: um tema interminável nas manchetes locais e na sociedade. E se o assunto não sai de pauta, também não sai da mira policial. Um levantamento exclusivo do Portal BnT mostra que as prisões por tráfico de drogas cresceram mais de 80% em Ponta Grossa. 

Segundo dados concedidos pela Polícia Civil (PCPR), foram realizadas 47 prisões por tráfico de drogas em Ponta Grossa de janeiro a novembro, segundo dados cedidos pela Polícia Civil (PCPR). Se compararmos com o mesmo período do ano passado, o número decai para 26 prisões. 

O delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, explica como as operações têm funcionado para atuar com eficiência no combate ao tráfico. “Em nosso planejamento nos concentramos muito no combate ao médio e pequeno tráfico de drogas, como as famosas biqueiras, aqueles pontos onde se comercializam vários tipos de drogas.”

O número de ocorrências no município em 2024 também chama a atenção. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (SESP-PR), foram 324 ocorrências de tráfico de drogas em todo o ano de 2023. Nos dados de 2024, referentes até o mês de setembro, esse número já está em 307. 

Nagib aponta que além da venda e distribuição de drogas, o tráfico é fator de desdobramento para outros crimes. O principal é o homicídio. “A maior parte dos homicídios é envolvida direta e indiretamente no tráfico de drogas. Crimes patrimoniais como Roubos e Furtos também, quando muitas coisas são subtraídas e trocadas”, explica.

A exemplo disso é a morte de Gledson Willian Kwiatkowski, de 31 anos, ocorrido em agosto de 2024. Duas pessoas foram presas e um adolescente foi detido e as investigações apontam para uma possível relação com tráfico de drogas. Relembre o caso. 

Confira as falas do delegado, cedidas ao Portal BnT.

Bairros 

As prisões ocorreram em regiões diferentes de Ponta Grossa, principalmente bairros e regiões periféricas do município. Abaixo, você pode conferir um gráfico dos bairros com mais prisões por tráfico de drogas em Ponta Grossa neste ano. 

Prisões por Tráfico de Drogas em PG - 2024 Boca no Trombone Prisões por Tráfico de Drogas em PG – 2024
Vinicius Sampaio

Nagib diz que as prisões ocorreram em regiões diferentes de Ponta Grossa, principalmente bairros e regiões periféricas do município, e reforça a unificação das forças de segurança nas operações contra o tráfico de drogas. “Nós estamos mapeando todas essas áreas e atuando diretamente, quer a polícia civil, quer integrado com a guarda civil municipal, quer integrado com a Polícia Militar (PMPR)”, aponta.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real Fusca pega fogo em PG