Exposição ‘Desenhadores de Rua’ segue até setembro
Exposição “Desenhadores de Rua” fica até 20 de setembro no Centro, com visitas mediadas. Neste sábado (23), o grupo participa de evento cultural.

A exposição “Desenhadores de Rua”, em cartaz desde agosto na Galeria Ponto Azul, localizada na Praça Barão do Rio Branco, no Centro de Ponta Grossa, permanece aberta ao público até o dia 20 de setembro. A entrada é gratuita.
Além da visitação livre, o projeto oferece visitas mediadas que ampliam a experiência do público. As opções são em grupo — voltadas a escolas, educadores, coletivos culturais, famílias e amigos — mediante agendamento prévio; ou individuais, realizadas aos sábados, sempre às 14h, nos dias 30/08, 06/09, 13/09 e 20/09.
Arte urbana e experiência coletiva
De acordo com a professora e artista Rute Yumi, idealizadora da iniciativa, o foco está nos processos criativos: “A contribuição que espero partilhar é o olhar sobre o processo do desenhar, mais do que o produto finalizado. É a possibilidade de cada um produzir, apreciar e opinar com consciência sobre os processos”.
Ellen Biora assina a curadoria da exposição e a produção é da Inspire Projetos Criativos em parceria com a Estratégia Projetos. Após a finalização no Centro, parte das obras será exposta de forma itinerante nos quatro terminais de ônibus de Ponta Grossa, permitindo o acesso da população de diferentes bairros. O cronograma deve ser divulgado em breve.
Depoimentos dos artistas
O projeto também tem impacto direto nos participantes. João Luis de Oliveira, artista há mais de 10 anos, definiu a experiência como decisiva: “O projeto trouxe uma chance de ouro para me redescobrir como desenhista urbano, mudar meus traços, ter uma nova personalidade artística e ser reconhecido por isso”.
A artista Regina Banik destacou o quanto a vivência transformou sua percepção da cidade: “Ser Desenhador de Rua é uma oportunidade única, porque desperta a observação, o interesse pelo espaço que ocupamos e cria memórias nos encontros”.
Segundo ela, o grupo decidiu dar continuidade às atividades mesmo após as aulas. “Os encontros seguem semanalmente e agora qualquer pessoa pode se juntar a nós”, contou. As reuniões são realizadas em pontos históricos e culturais da cidade, escolhidos coletivamente.
Quem tiver interesse pode entrar em contato com os integrantes e ser incluído no grupo de WhatsApp que organiza a programação.
Cultura em movimento na cidade
Neste sábado (23), os artistas participam do evento Cultura Plural, na Estação Saudade, reforçando a integração entre arte urbana, memória e patrimônio local.
A mostra “Desenhadores de Rua” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados apenas com mediação às 14h. Os agendamentos estão disponíveis pelo link na bio do perfil oficial do projeto nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM:Plano Esmeralda Unicoobi: mais economia para você abastecer























