SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Artista expõe “Papel do Tempo” no curso de Artes da UEPG

A exposição “Papel do Tempo”, de Sebastião Natalio, reúne 80 obras em papelão e segue até 10 de novembro no curso de Artes da UEPG, em Ponta Grossa.

WhatsApp Image 2025-10-06 at 024836
#image_title
Publicidade

O jornalista e artista visual Sebastião Natalio, conhecido no meio artístico como Sebas, apresenta a exposição “Papel do Tempo” no curso de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A mostra abre nesta segunda-feira (6), às 18h30, e segue até 10 de novembro, na Sala 41 da Central de Salas da UEPG.

São cerca de 80 obras produzidas em papelão, caixas e papel, materiais que o artista adotou como suporte principal de suas criações. A proposta foi selecionada no edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex-UEPG) e premiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Cultura Viva, por meio do Núcleo de Cultura FAUEPG.

Sebas trabalha com papelão desde o final dos anos 1980, quando participou da Feira de Cultura Rodamoinho, no Parque do Mato, em Campo Largo. Na época, apresentou uma instalação feita com uma caixa de geladeira e colagens, convidando o público a entrar e deixar mensagens. Desde então, o material se tornou sua principal plataforma de expressão.

Em diálogo com artistas do leste europeu, Sebas descobriu que o papelão é amplamente utilizado por sua versatilidade, acessibilidade e potencial de reciclagem, transformando o descartável em arte e reflexão.

Durante a pandemia da Covid-19, o artista encontrou nas caixas de papelão um refúgio criativo. Com as lojas de materiais fechadas, ele passou a recolher embalagens de supermercados e farmácias, produzindo colagens, desenhos e pinturas acrílicas que retratavam o caos do isolamento e o sofrimento coletivo de um país em crise sanitária.

No fim de 2021, Sebas foi diagnosticado com câncer, mas não interrompeu sua produção. “Sempre pensei que se eu parasse de criar, o resto todo pararia. A arte tem me ajudado a vencer esses perrengues e manter a cabeça atenta, pronta para novas produções”, afirma. Mesmo após uma metástase óssea diagnosticada em 2024, o artista continuou ativo, criando grande parte das obras expostas entre 2024 e 2025.

Mais notícias: Postos licenciados do Corinthians pertencem a alvos de megaoperação contra o PCC

A mostra “Papel do Tempo” propõe um diálogo entre a arte contemporânea e o ambiente acadêmico. A curadoria é da estudante Amanda Baba e da professora Ariane Salgado, responsáveis pela montagem e mediação com os alunos do curso. O objetivo é aproximar os estudantes do que está sendo produzido fora das salas de aula, criando pontes entre teoria, prática e experimentação.

Segundo a organização, os visitantes encontrarão obras com forte teor psicológico, ironia e humor, refletindo diferentes fases da vida e das emoções do artista.

Serviço

Exposição: “Papel do Tempo”, de Sebastião Natalio
Local: Sala 41, Central de Salas da UEPG, Ponta Grossa
Abertura: Segunda-feira (6), às 18h30
Período: Até 10 de novembro
Realização: Proex-UEPG / Núcleo de Cultura FAUEPG
Apoio: Política Nacional Aldir Blanc – Cultura Viva

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →