O padre Jorge Casimirski, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, de Irati, conduziu, no último dia 13, o cerimonial de lançamento da programação da Festa de São Cristóvão, que, em 2023, completa 75 anos de história e tradição.
O evento é oficializado como a festa mais antiga do Brasil. Padre Jorge também lançou o selo oficial dos 75 anos, emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Placas com o selo foram entregues às lideranças e membros do Conselho Pastoral da paróquia, entre eles, a Herculano Batista Neto e a Vanderlei Kawa, integrantes da comissão organizadora da festa há mais de 45 anos.
Leia também: Inscrições para a prova da EJA se encerram na segunda-feira (19)
As placas com selo festivo, entregues por representantes da agência dos Correios de Ponta Grossa, agraciaram ainda os colaboradores mais antigos da festa, como os grupos Rebesco e Ivasko. Mais de 500 pessoas acompanharam a solenidade.
A abertura oficial da 75ª Festa de São Cristóvão, 22ª Festa do Agricultor e 15ª edição da Corrida de São Cristóvão será dia 20 de julho. A programação segue até o dia 30, com a missa de ação de graças e festiva marcada para às 8 horas.
A procissão com a imagem do santo patrono dos motoristas e caminhoneiros pelas ruas da cidade começa logo depois do término da celebração. Previsto ainda almoço e tarde festiva.