SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Ponta Grossa

Festival de Recitais reúne 363 alunos em apresentações abertas à comunidade

Os recitais abrangem uma ampla variedade de instrumentos e estilos, como contrabaixo acústico, violino, violoncelo, canto lírico, canto popular…

recitais
Divulgação/PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, de 30 de junho a 12 de julho, o Festival de Recitais de Alunos do Ensino Fundamental do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino, dentro do projeto “Por Dentro do Conserva”. O evento contará com dezenas de apresentações que reúnem mais de 350 alunos, apresentando à comunidade os resultados das aulas desenvolvidas ao longo do primeiro semestre letivo.

Os recitais abrangem uma ampla variedade de instrumentos e estilos, como contrabaixo acústico, violino, violoncelo, canto lírico, canto popular, violão, percussão, guitarra, piano e baixo acústico, consolidando o compromisso do Conservatório com a formação musical integral.

As apresentações acontecem em dois espaços: no auditório do Conservatório Maestro Paulino e no auditório B do Cine-Teatro Ópera. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Cultura: https://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/agenda-cultural/ e nas redes sociais da Cultura PG (@cultura.pg). Os ingressos são gratuitos, mas limitados (100 lugares no Conservatório e 120 no Ópera B) e podem ser retirados na Secretaria do Conservatório mediante a doação de um material de limpeza ou uma caixa de chocolate.

O Festival tem início no dia 30 de junho, com uma noite dedicada ao piano. Serão três recitais dos alunos dos professores Cássio Viante e Silvane Torres. O recital da turma do professor Cássio acontece às 18h40, seguido pelos recitais da professora Silvane, às 20h e às 21h, reunindo parte dos mais de 50 alunos de piano matriculados na instituição.

De acordo com o professor Cássio Viante, essas apresentações são fundamentais para o amadurecimento técnico e artístico dos estudantes. “Os alunos do Conservatório passam por diversos estilos musicais e é nesse momento que eles colocam em prática todo o trabalho e conhecimento adquiridos ao longo das aulas para a plateia”, destaca.

O diretor do Conservatório, Eziquiel Ramos, ressalta a importância de abrir as portas da instituição para a comunidade. “Mais do que valorizar o aluno, nós queremos mostrar à cidade a potência do trabalho que é realizado aqui dentro. Ao reunir todos os recitais em um formato de festival, damos visibilidade ao processo de ensino-aprendizagem que envolve dedicação, sensibilidade e técnica. O Conservatório é um patrimônio cultural vivo, e esse evento convida a comunidade a fazer parte dele.”

O Festival de Recitais do Conservatório Maestro Paulino é uma celebração da música, da educação e do talento local, e reafirma o papel da arte como ferramenta de transformação e desenvolvimento.

Leia também “Na Era do Óbvio”: obra de estreia de autor ponta-grossense provoca reflexões pessoais

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →