No dia 23 de março, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizará na Casa da Indústria dos Campos Gerais, às 9h30, um café da manhã, em que será apresentado o perfil socioeconômico da região, com foco em Ponta Grossa. Como palestrante, o evento contará com Marcelo Alves, economista da Fiep e coordenador da área de assessoria econômica e de crédito da instituição. O encontro é destinado preferencialmente para empresários, imprensa, comunidade acadêmica, pesquisadores, investidores e gestores públicos e terá a entrada franca, com inscrições pela internet.
O palestrante Marcelo Alves é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos (SP), especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Salvador (BA), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e doutorando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua na área de conjuntura econômica, análise de mercado, cenários, setorial e de cadeias produtivas, desenvolvimento regional, planos de negócio, planejamento estratégico, gestão de projetos e de pessoas.
“Passamos por um período complicado, com retomada pós-pandemia e uma guerra em andamento. A Europa está com inflação em alta, em uma crise energética e a economia dos Estados Unidos gera certa desconfiança”, disse Alves, que destaca que n Brasil recentemente passou por um processo político complexo. Segundo ele, neste contexto, o Paraná, por ter uma economia e uma indústria robustas e diversificada, avançou para o 4º PIB total e 4º PIB industrial do país. “Isso demonstra maturidade e resiliência, pois apresentamos bons resultados. De qualquer forma, o momento econômico demanda atenção por parte de todos”, completa.
De acordo com o economista, em relação a região dos Campos Gerais, vale ressaltar que é uma região que nos últimos anos vem atraindo muitos investimentos e com isso se desenvolvendo de maneira mais intensa. “Para se ter uma ideia no período 2014-2019, Ponta Grossa apresentou um crescimento nominal do PIB de 38% e, os Campos Gerais, um crescimento de 40,3%. No mesmo período, o Paraná apresentou um crescimento nominal do PIB de 34%, ou seja, tanto Ponta Grossa quanto a Região tiveram um crescimento acima da média do estado”, avalia Alves.
O síndico da Casa da Indústria e presidente do Sindipan, Darcy Miara Júnior comenta defender os interesses da indústria, alavancar negócios nos mercados globais e melhorar a vida das pessoas, é o principal objetivo da Fiep.
Ele destaca que a Fiep disponibilizará um material impresso com os dados apresentados no evento.
Prefeita e vereadores anunciam passagem a R$ 4 e novas medidas para o transporte coletivo
O encontro contará com a presença de representantes do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (Sindimadeira), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa), Sindicato da Panificação de Ponta Grossa (Sindipan) e Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos de Ponta Grossa.