Campos Gerais

Fiep apresenta perfil socioeconômico dos Campos Gerais

Marcelo Alves - Fiep Boca no Trombone
O evento contará com Marcelo Alves, economista da Fiep e coordenador da área de assessoria econômica e de crédito da instituição.

No dia 23 de março, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizará na Casa da Indústria dos Campos Gerais, às 9h30, um café da manhã, em que será apresentado o perfil socioeconômico da região, com foco em Ponta Grossa. Como palestrante, o evento contará com Marcelo Alves, economista da Fiep e coordenador da área de assessoria econômica e de crédito da instituição. O encontro é destinado preferencialmente para empresários, imprensa, comunidade acadêmica, pesquisadores, investidores e gestores públicos e terá a entrada franca, com inscrições pela internet.


O palestrante Marcelo Alves é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos (SP), especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Salvador (BA), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e doutorando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua na área de conjuntura econômica, análise de mercado, cenários, setorial e de cadeias produtivas, desenvolvimento regional, planos de negócio, planejamento estratégico, gestão de projetos e de pessoas.


“Passamos por um período complicado, com retomada pós-pandemia e uma guerra em andamento. A Europa está com inflação em alta, em uma crise energética e a economia dos Estados Unidos gera certa desconfiança”, disse Alves, que destaca que n Brasil recentemente passou por um processo político complexo. Segundo ele, neste contexto, o Paraná, por ter uma economia e uma indústria robustas e diversificada, avançou para o 4º PIB total e 4º PIB industrial do país. “Isso demonstra maturidade e resiliência, pois apresentamos bons resultados. De qualquer forma, o momento econômico demanda atenção por parte de todos”, completa.


De acordo com o economista, em relação a região dos Campos Gerais, vale ressaltar que é uma região que nos últimos anos vem atraindo muitos investimentos e com isso se desenvolvendo de maneira mais intensa. “Para se ter uma ideia no período 2014-2019, Ponta Grossa apresentou um crescimento nominal do PIB de 38% e, os Campos Gerais, um crescimento de 40,3%. No mesmo período, o Paraná apresentou um crescimento nominal do PIB de 34%, ou seja, tanto Ponta Grossa quanto a Região tiveram um crescimento acima da média do estado”, avalia Alves.


O síndico da Casa da Indústria e presidente do Sindipan, Darcy Miara Júnior comenta defender os interesses da indústria, alavancar negócios nos mercados globais e melhorar a vida das pessoas, é o principal objetivo da Fiep.

Além de todo o trabalho já realizado pela Federação, o levantamento de dados e a sua apresentação possibilita uma visão mais estratégica e maior assertividade em futuros investimentos, considerando as características regionais. Devido a isso, um evento como este é de extrema importância

Miara Júnior

Ele destaca que a Fiep disponibilizará um material impresso com os dados apresentados no evento.

Prefeita e vereadores anunciam passagem a R$ 4 e novas medidas para o transporte coletivo
O encontro contará com a presença de representantes do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (Sindimadeira), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa), Sindicato da Panificação de Ponta Grossa (Sindipan) e Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos de Ponta Grossa.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)