A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclareceu, em nota enviada ao Portal BnT, que o serviço de castração de animais em situação de risco não está suspenso em Ponta Grossa. A informação foi confirmada por meio de nota oficial encaminhada ao Portal BnT, após questionamentos feitos sobre a continuidade do serviço.
Segundo a nota, clínicas veterinárias contestam exigências da Fundação para aumentar a qualidade da prestação de serviço de castração, “[…] como a obrigatoriedade da especialização na área cirúrgica para profissionais que atuem na castração, no edital aberto pela Fundação para credenciamento das clínicas que serão habilitadas a prestar o serviço no Município a partir de 2025”, esclareceu a FMS.
Leia mais: Feirão do Imposto oferece ingresso a R$ 48 no Parque Vila Velha
Ainda segundo o comunicado, castrações emergenciais continuam sendo realizadas pelos profissionais do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), de acordo com as demandas apresentadas por entidades e profissionais da área.
“Enquanto a Prefeitura busca meios legais para garantir este controle de qualidade no novo edital, castrações emergenciais são realizadas pelos profissionais do CRAR, de acordo com as demandas trazidas por entidades e profissionais da área”, informou a Fundação.
A FMS também destacou que o novo edital de credenciamento para clínicas veterinárias, que entrará em vigor a partir de 2025, prevê um investimento de R$ 9,4 milhões para os próximos três anos. Com isso, a expectativa é realizar uma média de 420 castrações por mês, garantindo a continuidade do atendimento.
Entenda o caso
A reportagem procurou a FMS após o vereador Geraldo Stocco (PV) protocolar um ofício questionando a Prefeitura sobre a possível paralisação dos procedimentos. Segundo o parlamentar, as castrações estariam suspensas há mais de dois meses. O documento foi encaminhado diretamente à secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise, cobrando esclarecimentos e uma ação imediata por parte do Executivo para a retomada integral dos serviços. Veja matéria completa aqui.