No município de Castro, na região dos Campos Gerais, foi instituído o Fórum de Ciência, Tecnologia & Inovação, para a integração de iniciativas, estudos, debates e proposição de projetos.
A iniciativa conta com a parceria do Sebrae/PR, do Poder Público, de instituições e empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento do ecossistema de inovação. O próximo passo é a elaboração do plano de ação, focado nas temáticas de atuação, pensando formas de fortalecer a economia de Castro até 2043.
Leia também: Emissão de notas fiscais para profissionais liberais e autônomos é assunto na Câmara de Castro
Entre as temáticas a serem trabalhadas, estão a “educação”, “pequeno produtor”, “liderança”, “tecnologia”, “captação” e “políticas públicas”. A elaboração do plano de ação deve ser concluída até dezembro deste ano.
Conforme o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço, por meio de sinergia entre empresas, entidades e Poder Público é possível agregar valor ao que existe localmente. “Todos os membros do Fórum trabalham direta ou indiretamente com a inovação. Com a visão coletiva, é possível potencializar e evidenciar as ações, gerando desenvolvimento para o município”, comenta.
De acordo com o coordenador do Fórum, Bruno Romano, que é diretor pedagógico do Instituto Cristão Mackenzie, para haver inovação bem sucedida e em ritmo constante, é necessário contar com um ambiente favorável a isso. “É preciso um ecossistema fértil, orgânico, seguro, que fomente as grandes ideias e permite às pessoas e entidades mais vocacionadas se encontrarem e darem resultados. Esse é o papel do Fórum: criar um ecossistema de inovação. É uma alegria ver esse movimento acontecendo e poder tomar parte nele”, diz.
O movimento para a criação do Fórum de Ciência, Tecnologia & Inovação de Castro começou em meados de fevereiro, com a identificação de lideranças locais e a realização de uma série de workshops.