Um lindo dia que foi todo ele uma bênção. Essa foi a avaliação da 26ª edição da tradicional bênção dos freis capuchinhos, na Paróquia Imaculada Conceição. 30 freis se revezaram entre a bênção dos veículos e o atendimento de confissões. Calcula-se que aproximadamente 8.500 veículos passaram pela ‘Igrejinha de Uvaranas’ na última sexta-feira (10), desde às 6h15. Os freis tiveram a ajuda de mais de 70 voluntários, jovens, adultos e pessoas mais velhas, que ajudaram nos bastidores, cozinhando, encaminhando os fiéis e auxiliando no momento da bênção.
Frei Luiz Felipe Camargo afirma ter sido uma bênção ver tantas pessoas procurando contato com Deus. “Tivemos, ao longo de todo o dia, 30 freis se revezando entre as bênçãos e o atendimento de confissões, também com a ajuda de muitas pessoas. Lindo ver essa movimentação para receber tantas pessoas. A benção é um momento de acolhida a tantas pessoas diferentes. Vimos gente muito fervorosa, piedosa, participante da comunidade, mas também as que têm o sentimento de católico, mas não estão tão envolvidas no dia-a-dia das comunidades. Esse é o momento de aproximação, momento de reavivar a fé. Esse fervor e essa piedade são muito comoventes. A gente vê como as pessoas têm fé e levam a sério a Deus. Mesmo sendo tão breve, não por falta de vontade, mas, muito pelo contrário, pela vontade de atender o maior número de pessoas possível”, avaliou o frei que é responsável pelo Centro Vocacional.
De acordo com frei Felipe, muita fila se formou ao longo do dia em frente à matriz. “A bênção não parou em momento algum, desde as 6h15 da manhã até um pouco mais das nove da noite. Calculamos que aproximadamente 8.500 veículos tenham sido abençoados. Estamos muito felizes e louvamos e bendizemos a Deus. Como dizia São Francisco, ‘louvado seja o meu Senhor!’. Gratidão e esperança por ver que, mesmo em tempo de tanta secularização, as pessoas buscam a bênção, buscam viver a fé, buscam viver a espiritualidade e creem em Deus. Isso nos gera muita esperança. Que, como peregrinos de esperança, nesse Ano Santo, nós continuemos a viver a nossa vida cristã com muita fidelidade e essa acolhida a todos os fiéis – os de perto e os de mais longe – que se chegam para, igualmente, se aproximarem de Deus”, orientou.
Foram abençoados os que chegaram de carro, caminhão, motocicleta, ônibus, bicicleta e até a pé. Muitos trouxeram água, objetos de devoção e animais de estimação. A tradicional bênção ocorre na paróquia de Ponta Grossa sempre na segunda sexta-feira do ano. Ela foi trazida para a cidade pelo frei Luiz Antônio Frigo, que a realizava na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba. Lá a bênção dos veículos já acontece há 72 anos, mas na primeira sexta-feira do ano.
As informações são da assessoria de imprensa.
Leia também: Pagamento à vista ou parcelado do IPVA no PR começa na semana que vem.