Vinte e quatro freis capuchinhos realizam durante toda essa sexta-feira (13) a tradicional bênção dos veículos na Paróquia Imaculada Conceição, a Igrejinha de Uvaranas, em Ponta Grossa.
A bênção acontecerá das 6h30 às 21 horas, sem intervalo, e vai contemplar quem vier de carro, ônibus, caminhão, motocicleta, bicicleta, a cavalo, de carroça e até mesmo pessoas que estiverem a pé. Essas serão atendidas dentro da Matriz. Dois freis também estarão atendendo confissões durante todo o dia.
Para quem vem pela Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, no sentido bairro-centro, a orientação é que siga até o semáforo, gire a esquerda e entre já em uma das filas. Os que vêm do centro para o bairro devem escolher uma das duas faixas da Avenida Carlos Cavalcanti e aguardar.
Em sua 24ª edição, a tradicional bênção ocorre na paróquia de Ponta Grossa sempre na segunda sexta-feira do ano. Ela foi trazida para a cidade pelo frei Luiz Antônio Frigo, que a realizava na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba. “É uma tradição capuchinha fazer benção de carro e usamos esse formato de trabalho para ajudar a obter recursos para algumas ações dos freis. Por exemplo: as bênçãos que acontecem aqui são destinadas ao Serviço de Animação Vocacional da Província”, comenta o pároco da Imaculada Conceição, frei Marcos Reginaldo Forcatto.
A bênção conta com a ajuda de voluntários e de integrantes da Autarquia Municipal de Trânsito, que darão suporte logístico, demarcando as faixas e organizando o trânsito. Os religiosos virão de Curitiba, São Lourenço do Oeste (SC), Joinville (SC), Almirante Tamandaré e de outras paróquias de Ponta Grossa. Em média, cerca de dez mil veículos passam em frente à paróquia para receber a bênção todos os anos.