Uma frente fria de forte intensidade deve avançar sobre o Brasil a partir da próxima terça-feira (27), provocando queda acentuada nas temperaturas em diversos estados das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Sudeste.
A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também alerta para tempo severo e possibilidade de neve nos pontos mais elevados da Serra Gaúcha e Catarinense na quinta-feira (29).
O fenômeno climático deve ter início no Rio Grande do Sul, com posterior avanço sobre Santa Catarina e Paraná, estendendo seus efeitos a estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e até mesmo partes do Acre, Rondônia e sudoeste do Amazonas, devido à atuação de um anticiclone na retaguarda da frente fria.
A previsão indica temperaturas mínimas entre -3°C e -5°C em áreas das regiões serranas do Sul, além da formação de geadas amplas em Santa Catarina, Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.
Além do frio, o avanço do sistema frontal pode trazer chuvas fortes e temporais no início da semana, especialmente entre domingo (26) e segunda (27), no Sul do Brasil e áreas do Centro-Oeste. O Inmet recomenda que a população acompanhe os boletins atualizados e esteja atenta a alertas de geada, neve e temporais.
LEIA TAMBÉM: Condutor é flagrado sob efeito de álcool e com moto irregular em Ponta Grossa