A Polícia Civil do Paraná prendeu, na tarde desta quarta-feira (18), um funcionário concursado da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), de 35 anos, suspeito de liderar um esquema fraudulento que causou um prejuízo de R$ 215.430,92 à estatal. A prisão foi resultado de investigações conduzidas pelo 2º Distrito Policial de Ponta Grossa.
Segundo a Polícia, o suspeito se aproveitou do cargo e do acesso privilegiado ao sistema interno da empresa para realizar devoluções indevidas de valores, que eram direcionadas para uma conta bancária em seu nome. O golpe foi praticado ao longo de quatro meses e envolvia o uso indevido de senhas de outros servidores da companhia.
De acordo com as investigações, o funcionário acessava senhas de colegas que estavam afastados legalmente e executava as fraudes em nome deles. Após as ações, ele bloqueava novamente os acessos para dificultar o rastreamento. Apenas três servidores da Sanepar tinham autorização para fazer esse tipo de desbloqueio, incluindo o suspeito.
Para encobrir suas atividades e justificar ausências no trabalho, o investigado também teria apresentado atestados médicos falsos. Em seu computador pessoal, a polícia encontrou modelos editáveis desses documentos, prontos para serem utilizados.
A Justiça autorizou a prisão preventiva, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal do servidor e o sequestro de bens para ressarcimento dos valores desviados. O inquérito deve ser finalizado nos próximos dias e encaminhado ao Ministério Público.
Leia também