Skip to content

ganhando o mundo
Foto: Lucas Fermin/SEED

A primeira convocação dos estudantes selecionados para o programa Ganhando o Mundo 2027 foi divulgada nesta quarta-feira (03). A lista conta com quase 500 alunos da rede estadual de ensino do Paraná, contemplando o primeiro colocado de cada município paranaense, além dos 100 melhores classificados inscritos no programa Bolsa Família, conforme o critério de renda familiar.

Uma segunda chamada será realizada posteriormente, considerando o número proporcional de vagas disponíveis por município. Os estudantes convocados nesta etapa deverão realizar a entrega da documentação entre os dias 8 e 10 de junho.

Confira as últimas notícias sobre os Campos Gerais (Clique aqui).

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), chega à sua oitava edição e é considerado o maior programa de intercâmbio estudantil internacional do Brasil. As inscrições para esta edição ficaram abertas entre os dias 24 de fevereiro e 23 de abril.

Programa oferece experiência internacional

O Ganhando o Mundo tem como objetivo proporcionar aos estudantes da rede estadual a oportunidade de realizar intercâmbio, com contato com novas culturas, desenvolvimento acadêmico e crescimento pessoal.

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a iniciativa tem impacto na formação dos participantes.

“A iniciativa tem se firmado como uma importante ferramenta de transformação na trajetória educacional dos nossos estudantes. Ao proporcionar novas vivências e ampliar perspectivas, contribui para o desenvolvimento de competências e fortalece o protagonismo dos alunos nas instituições da rede estadual”, destacou.

Destinos e benefícios aos alunos

Nesta edição, serão ofertadas vagas de intercâmbio para cinco destinos: Austrália (100 vagas), Canadá (500), Irlanda (100), Nova Zelândia (150) e Reino Unido (150).

Os alunos selecionados terão as despesas custeadas pelo Governo do Estado, incluindo passaporte, visto, materiais didáticos, uniformes e documentação acadêmica. Os participantes também recebem auxílio mensal durante o período no exterior.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária

Os embarques estão previstos para 2027, com o cronograma e os destinos de cada estudante sendo detalhados durante a execução do programa.

Desde 2022, o Ganhando o Mundo já contemplou 4.540 jovens da rede estadual de ensino, com investimento acumulado superior a R$ 500 milhões. O pacote inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de outros custos relacionados ao intercâmbio.

Cada estudante permanece durante um semestre letivo no exterior e recebe auxílio mensal de R$ 800 durante a participação no programa.

Confira a lista completa aqui.

Informações: AEN

Siga o portal BNT Online no Google News
Seguir